Ampliação do Centro de Tecnologia incrementa atividades de pesquisa e extensão

Os espaços inaugurados têm como maiores beneficiados os cursos de Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental

- Atualizado em
Equipe da gestão e pesquisadores comemoram a conclusão do prédio de sala dos professores e de laboratórios

Diana Monteiro - jornalista

A ampliação do Centro de Tecnologia (CTec) para agregar o projeto de Formação de Multiplicadores para Difusão de Conhecimento em Petróleo, Gás, Biocombustíveis e Petroquímica (Forpetro), reforçada também com a construção de mais 12 salas de aulas e oito laboratórios, vem beneficiar diretamente os cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Alagoas, incrementando o ensino, a pesquisa e a extensão nas respectivas áreas alavancando o desenvolvimento tecnológico e científico do Estado.

Recursos da agência financiadora Finep,  da ordem de R$ 350 mil, garantiram a instalação física do projeto Forpetro que contou com a parceria do Programa Paespe (Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado), também do Centro de Tecnologia da Ufal. “O espaço oportunizará aos alunos do ensino médio vivenciarem práticas de laboratórios em saneamento ambiental, ao tempo em que dará suporte as inúmeras atividades do curso de Engenharia Ambiental”, disse o diretor Luciano Barbosa.

Para a construção das 12 salas de aula e oito laboratórios foram destinados recursos da ordem de R$ 2 milhões oriundos do Programa de Restruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)e a obra para ser  concretizada  enfrentou vários entraves jurídicos.

O moderno prédio é dotado de acessibilidade e se integra fisicamente aos demais cursos do Centro de Tecnologia, assim como à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). “Essa é uma obra emblemática pela importância que representa, sobretudo para o curso de Engenharia de Petróleo e foram muitos os desafios para concretizá-la”, reforçou o reitor Eurico Lôbo. Informou na oportunidade haver mais duas obras em curso na unidade acadêmica

.Durante a inauguração, na manhã de segunda-feira 19, o reitor Eurico Lôbo aproveitou para destacar o constante engajamento do Centro de Tecnologia para o crescimento e engrandecimento da Ufal, oportunidade em que parabenizou o valoroso trabalho da unidade acadêmica em prol da ciência e tecnologia.