Aluna da Ufal vai mostrar crustáceos de Coqueiro Seco em evento na Colômbia

Trabalho é parte da monografia de conclusão de curso da estudante de Ciências Biológicas

- Atualizado em
Lívia com sua orientadora, Tereza Calado

Manuella Soares - jornalista

Pesquisadores da América Latina vão conhecer o trabalho desenvolvido pela aluna Maria Lívia de Lima Rocha, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela já está arrumando as malas com destino à Colômbia para apresentar uma pesquisa no 16º Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, que será realizado de 18 a 23 de outubro em Santa Maria, na Colômbia.

Com a orientação da professora Tereza Calado, a aluna fez um inventário de todas as espécies de crustáceos encontrados no ecossistema lagunar Mundaú, na região de Coqueiro Seco, Alagoas. O trabalho aprovado para o congresso será parte da monografia de conclusão de curso de Maria Lívia. “Estou muito feliz e orgulhosa. Os dados são inéditos, nunca foi feita uma pesquisa como a que ela realizou nessa região. Tudo isso vai ser publicado”, destacou a professora Tereza.

Filha de pescador em Coqueiro Seco, a estudante enfrentou dificuldades para cursar a licenciatura na Ufal. Ela também precisou de apoio para conseguir viabilizar a viagem para outro país. A orientadora custeou a hospedagem do próprio bolso e, ajudou na elaboração dos pedidos para o prefeito e o secretário de Recursos Hídricos de Coqueiro Seco, que garantiram a passagem e a inscrição no evento da Colômbia.

Mas, a ajuda não parou por aí. Os colegas de turma organizaram uma rifa para arrecadar um valor necessário para manutenção da aluna durante os cinco dias de congresso. Enquanto isso, Maria Lívia se prepara para expor toda a riqueza da biodiversidade da região onde vive.