Ufal e Iphan assinam termo de cessão de novos prédios para Campus de Penedo

03/09/2015 18h17 - Atualizado em 04/09/2015 às 08h59
Eurico Lôbo e Mário Aloísio assinam cessão dos dois prédios

Jhonathan Pino – jornalista

Na última terça-feira (2), o superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Mario Aloísio Barreto, esteve reunido com o reitor Eurico Lôbo, para assinar o termo de cessão de dois prédios para a Universidade Federal de Alagoas. Localizados no Centro Histórico de Penedo, o Albergue do Estudante e o Cine Penedo servirão de laboratórios para o curso de Turismo.

Presentes à solenidade, a coordenadora do curso de Turismo, Fabiana de Oliveira, e o professor Sérgio Onofre, que acompanharam todo o processo para aquisição desses novos equipamentos para a atual Unidade de Ensino, futuro Campus de Penedo. Eles relataram que o Albergue fez parte de um longo processo de negociação iniciado em 2007 pelo professor Rafael Arruda.

O espaço foi inaugurado em 2010, mas passou por reformas de adaptação e acessibilidade. “O prédio foi restaurado para ser utilizado por estudantes. Rafael Arruda, que era professor da disciplina de Gestão Hoteleira, teve a ideia de utilizá-lo como laboratório do curso de Turismo, para que os discentes pudessem, na prática do turismo pedagógico, utilizar o espaço para hospedagem”, lembrou Fabiana.

A docente relata que o albergue é um meio de hospedagem mais acessível e proporciona maior autonomia aos hóspedes, dependendo do estilo de gestão. Ela viu experiências semelhantes com o curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). “A universidade mineira tem um albergue e eles utilizam como laboratório. São os estudantes de Turismo que fazem a gestão do espaço e treinam outras atividades de governança”, acrescentou Fabiana.

Cine Penedo antecipa projeto para novos cursos do campus

A outra instalação cedida à Ufal, o Cine Penedo, ainda passará por nova restauração da sala de exibição. No entanto, o local já é utilizado como forma de fortalecer as ações para as áreas do cinema e do audiovisual, como a realização de atividades de Cine Clube e do Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Sérgio Onofre lembra que eles fazem parte de investimentos para a futura instalação de novos cursos nessa área.

“Esse prédio foi primeiro desapropriado pelo Iphan, na perspectiva de passar para a Universidade gerenciar. O projeto de restauração foi montado para que o cinema tivesse uma função pedagógica. O cinema não é só isso, nós temos o grande salão de exibição que vai ser restaurado pelo PAC das cidades históricas, mas temos um edifício que o Iphan já construiu no fundo do cinema, onde deve funcionar atividades e cursos de extensão voltadas à formação no campo do cinema”, detalhou Sérgio.

Além do Cine Penedo e do Albergue, a Unidade de Penedo também conta com o Centro de Extensão Universitária (CEU) e, semana passada, firmou novo convênio com a Prefeitura do município para a instalação de um centro de pesquisa, ensino e extensão, voltado à conservação da diversidade biológica e cultural do São Francisco, o Museu do Rio. Todos esses equipamentos fazem parte do centro histórico da cidade.

Também estiveram presentes à reunião a vice-reitora Rachel Rocha e o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra.