Maternidade implanta projeto para orientar mães nos cuidados com o recém-nascido

Usuárias que tiverem bebês no HU receberão orientações para promover saúde e reduzir a morbimortalidade infantil e materna

01/09/2015 19h36
Sónia Cândido e Andrea Caldas anunciam início do projeto para 14 de setembro

Sónia Cândido e Andrea Caldas anunciam início do projeto para 14 de setembro

Ascom HU

As usuárias que tiverem bebês na Maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e seus acompanhantes vão ganhar em setembro mais um instrumento eficiente para promover saúde e reduzir a morbimortalidade infantil e materna. A equipe de Enfermagem do serviço vai iniciar, próximo dia 14, o projeto Preparo para a Alta: construindo o cuidado, para despertar e estimular, as mães que acabaram de dar à luz, o autocuidado materno em todos os seus aspectos. 

Segundo explica a coordenadora do projeto, enfermeira Sónia Isabel Cândido dos Santos, a equipe repassará às mães – num momento específico e com participação obrigatória – informações importantes, básicas e eficientes sobre cuidados com o recém-nascido e com ela mesma, além de orientações sobre o registro civil, sobre consultas para o bebê no hospital, incentivo ao aleitamento materno, carteira de vacinação e saúde da criança; cuidados no banho e com alimentação, entre outras.

Hoje, as usuárias recebem essas orientações da enfermagem, mas de maneira informal. As palestras terão duração de 40 minutos e serão realizadas sempre às 15h, na sala 634 do 6º andar, onde fica o alojamento conjunto. Além de Sónia Cândido, o projeto foi idealizado por Andrea Caldas Moreira e tem a colaboração de Marianna Tavares Tomaz. “É uma iniciativa simples, mas de grande importância para melhorar e construir o cuidado do binômio mãe e filho”, enfatizou a enfermeira.