Campus da Ufal em Penedo ganhará Museu do Rio às margens do São Francisco

Convênio entre Universidade, Prefeitura e Iphan vai dotar município de moderno centro de pesquisa, ensino e extensão

01/09/2015 13h44 - Atualizado em 01/09/2015 às 14h19
Equipe da Ufal e da Prefeitura de Penedo no futuro Museu do Rio

Redação Ascom com Roberto Miranda

A Prefeitura de Penedo inicia mais uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para viabilizar a instalação de um moderno centro de pesquisa, ensino e extensão, o Museu do Rio, voltado à conservação da diversidade biológica e cultural do São Francisco. O anúncio foi feito na última sexta-feira (28), em reunião do prefeito Marcius Beltrão, a vice-reitora Rachel Rocha, Petrônio Coelho, coordenador da Unidade de Ensino de Penedo, e o coordenador do Festival de Cinema Universitário, Sérgio Onofre.

O prédio está situado às margens do Velho Chico, na Rua Dâmaso do Monte, pertence ao município e será repassado à Ufal para instalação do museu. As parcerias com a Prefeitura tiveram início em 2006, no processo de interiorização da Universidade, com a atual Unidade de Ensino de Penedo, futuro de Campus de Penedo.

A vice-reitora Rachel Rocha e a equipe da Ufal conheceram o imóvel onde será instalado o Museu. “Buscamos com a parceria transformar o local em um espaço cientifico e de pesquisa, de estudo da biodiversidade do São Francisco. Penedo vai ganhar, os estudantes das redes pública e privada também vão ganhar um espaço interativo. Toda a região será beneficiada com um espaço de sensibilização pública para as ciências e o local é perfeito para abrigar o Museu do Rio”, explicou.

Marcius Beltrão comemorou a aprovação do prédio pela comitiva da Universidade. “Nosso sonho em ter uma universidade pública foi concretizado em 2006. E, desde então, as parcerias foram se tornando uma constante em nossa cidade. E, agora, temos mais uma que vai beneficiar todo o Baixo São Francisco. O Museu do Rio vai proporcionar o acesso da comunidade estudantil a temas relacionados ao Velho Chico. Além dos vários ganhos, vai contribuir com a aproximação universidade e sociedade com o ensino e conservação da biodiversidade do rio. Agradeço as parcerias iniciadas ainda com a reitora Ana Deise Dorea e prosseguida com o reitor Eurico Lôbo. E sempre apoiando, presente nestas ações, o Iphan, por meio do Mário Aloisio”, enfatizou o prefeito de Penedo.

O local onde o Museu do Rio será instalado é a sede atual do Clube Penedense de Pesca e Arremesso (Capespe) e onde também funciona um restaurante no piso inferior. A proposta é disponibilizar coleções científicas que guardam o registro da biodiversidade, além e exposições permanentes e aquários temáticos.