Projetos no Sertão ampliam relação da Ufal com a população

05/08/2015 16h24 - Atualizado em 05/08/2015 às 16h31
Atividade de dança realizada na Praça da Igreja, em Delmiro Gouveia

Diana Monteiro - jornalista

A pressa em preparar o jantar nas noites de segundas e quartas-feiras têm um significado maior para as donas de casa da cidade de Delmiro Gouveia. É que elas participam das aulas de ginástica, realizadas na Praça da Igreja e proporcionadas pelo Projeto Esporte Participação: um grande jogo no Sertão de Alagoas, uma ação da Universidade Federal de Alagoas.

Destinado a crianças, a partir dos 8 anos de idade, jovens, adultos e idosos, o projeto oferta modalidades desportivas como tênis de mesa, xadrez e lutas e conta atualmente com a participação de mais de 200 pessoas de várias faixas etárias. Com isso, a comunidade de Delmiro Gouveia se integra, cada vez mais, ao Campus do Sertão da Ufal.

O projeto tem apoio do Ministério do Esporte, financiamento do Banco do Nordeste e foi implantado no Campus do Sertão pelo Núcleo de Assistência ao Estudante (NAE), da Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Ufal. A coordenação do projeto é das professoras Leonéa Santiago e Maria do Socorro Dantas, do curso de Educação Física, e Marta de Moura Costa, vice-diretora do Centro Educação, todas do Campus A.C. Simões, em Maceió.

As docentes fazem um destaque para o tênis de mesa, ofertado pelo projeto, que levará o medalhista alagoano Gutierrez Marciano de Sá Silva a representar a Ufal nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em outubro deste ano, na cidade mineira de Uberlândia.

Para acompanhar as ações executadas, Newton Koji Uchida, assessor do Departamento de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, esteve no Campus do Sertão, no último mês de julho, para fazer a avalição técnica do projeto. Ele parabenizou a equipe pelo dinamismo das ações em desenvolvimento. As ações completaram um ano de funcionamento e, segundo as coordenadoras, há possibilidades de renovação.

“O projeto integra o Pnaes [Plano Nacional de Assistência ao Estudante] e conta com a parceria da Prefeitura de Delmiro Gouveia. Nesse ano de atividade vem atingindo o objetivo proposto e ultrapassado o limite de participantes, que é de 200 pessoas”, frisaram as coordenadoras, também responsáveis pela elaboração do projeto.

Além desse projeto, há outra ação de extensão executada pelo Campus do Sertão: Fábrica Coletiva de Talentos, coordenado pelo professor Gustavo Gomes, do curso de Educação Física do Campus A. C. Simões. Contemplado pelo Ministério do Esporte e financiado pelo BNDS, também recebeu a visita técnica do assessor Newton Koji Uchida.

Saiba mais sobre o projeto Tenis de Mesa clicando aqui