Professores lançam 3ª edição de “Métodos de Investigação do Subsolo”

Livro editado pela Edufal estava esgotado há quatro anos

06/08/2015 12h00
Professora Juliane Marques ressalta o orgulho que tem em participar da obra, inicialmente produzida por seu pai, Abel Galindo

Jhonathan Pino - jornalista

Já estão disponíveis os novos exemplares da obra Métodos de Investigação do Subsolo, produzida pelos professores Abel Galindo, Juliane Marques e Ricardo Figueiredo. Trata-se de um dos livros mais procurados da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e está em sua 3ª edição; as duas primeiras estavam esgotadas desde 2011.

O livro contém planos de investigação do subsolo, por meio de diferentes tipos de sondagem, como a trado; método de cravação de haste; rotativa e ensaios de palheta e cone. O trabalho foi produzido inicialmente a partir de uma compilação do material didático disponibilizado por Abel Galindo, em sala de aula, durante os 37 anos de docência na Ufal, além de sua experiência no acompanhamento de obras pela cidade de Maceió.

“Todos os casos são reais, então isso enriqueceu o trabalho, porque só quem está no dia a dia, na prática, vive essas histórias, aí ele teve a ideia de relatar para aqueles novos engenheiros, que não dão importância para esses ensaios”, comentou Juliane Marques, que atualmente é professora dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Ufal.

Filha de Abel e irmã de Ricardo, Juliane relata que os autores foram estimulados a lançar a nova edição devido aos constantes pedidos de engenheiros e arquitetos e demais profissionais que lidam com a investigação do subsolo. No livro, eles buscam informações voltadas para obras de Engenharia Civil de pequeno a grande porte, como edifícios, pontes, barragens, estradas e obras industriais.

Além dos profissionais de Alagoas e dos estados vizinhos, Pernambuco e Sergipe, estudantes dos cursos da Ufal e de algumas universidades particulares vêm demonstrando interesse na aquisição da obra, já que ela faz parte de disciplinas do Centro Universitário Cesmac e da Faculdade Tecnológica de Alagoas (FAT), por exemplo.

Edição atualizada

Nesta nova edição, além da atualização de alguns ensaios de campo, os interessados poderão ter acesso a mais um trabalho de pesquisa, publicado no Congresso Nacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, em 2014. “Essa pesquisa foi resultado do levantamento de dados no campo durante quatro anos, aproximadamente, onde se correlacionou resultados da sondagem tradicional como Standard Penetration Test (SPT) e o ensaio proposto denominado por SPT equivalente”, detalhou.

Além de Juliane, os outros dois autores atuam como docentes. Abel Galindo agora é do Instituto de Pós-graduação (Ipog) e Ricardo Figueiredo faz parte do curso da Engenharia Civil, no Centro Universitário Tiradentes (Unit). Os três são constantemente requisitados para eventos para abordarem os assuntos presentes no livro.

Em novembro deste ano, eles deverão participar do lançamento da nova edição na 7ª Bienal Internacional de Alagoas, a ser realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso.

A obra já está disponível pela Edufal e pode ser encontrada na página virtual da editora, pelo valor de R$ 25,00.