Portais da Ufal alcançam mais de 10 milhões de acessos em apenas seis meses

Dados são referentes aos conteúdos publicados para os públicos específicos nas páginas Geral, Estudante e Servidor

06/08/2015 13h44 - Atualizado em 06/08/2015 às 14h24

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemora os altos índices de acessos registrados aos portais da instituição. Dados registrados pela plataforma Google Analytics revelam que de 1º de janeiro até 30 de junho deste ano, os portais Geral, do Estudante e do Servidor alcançaram mais de 10 milhões de acessos. Com este número, quase o dobro da quantidade registrada no mesmo período em comparação ao ano passado (com 5.769.651), a equipe também destaca os 42% de novos visitantes, número já superior ao total de todo o ano de 2014.

Os gráficos mostram mais detalhes: foram mais de 811 mil usuários registrados que realizaram cerca de 1,8 milhão de sessões. Por sessões, o Google Analytics considera o período que um usuário fica ativamente engajado no site. A plataforma registra ainda as cidades e países que mais acessaram os portais. Entre as cidades, Maceió lidera com 45%, mas Arapiraca, Rio de Janeiro e São Paulo também aparecem na lista. Quanto aos países, além do Brasil, Índia, Moçambique e Colômbia estão na lista de visitantes.

Este ano, os portais intensificaram as publicações. Diariamente, recebem cerca de quatro a seis matérias voltadas diretamente para seus públicos específicos, algo considerado importante e um dos motivadores do aumento de acessos. Outro fator apontado pela equipe é a adesão oficial da Universidade às redes sociais. O Twitter da Ufal, por exemplo, compartilha todas as matérias publicadas nos portais; já no Facebook, além de compartilhar, a equipe comenta e busca esclarecer dúvidas de quem está interagindo conosco.

Nosso desafio diário é chegar junto da sociedade, dos nossos alunos e servidores, levar informação sobre o que acontece na instituição, desde fatos relacionados à gestão da Universidade, mas, também, ao ensino e à extensão, além de parcerias nacionais e internacionais. Também colocamos em evidência pesquisas desenvolvidas e contamos boas histórias de vida e da academia. Tudo isso para humanizarmos, cada vez mais, nossa forma de comunicar, de dizer ao mundo o que é a Ufal, o que produzimos e como ajudamos a desenvolver o Estado de Alagoas.

A Ufal se aproxima cada vez mais da sociedade e convida você que ainda não participa ou não conhece nossa instituição para se juntar a nós por meio de nossos canais oficiais: no Twitter, na página do Facebookno Instagram e no Flickr, onde são compartilhadas outras imagens exclusivas relacionadas à instituição. E, para saber ainda mais sobre a nossa Universidade, conferir nossos eventos, publicações sobre divulgação científica e muito mais, acompanhe diariamente os nossos portais: GeralEstudante Servidor.