Ufal garante pagamento a bolsistas a partir de sexta-feira

Repasse foi feito pelo MEC na noite de ontem (30) e será encaminhado aos bancos nesta quarta-feira

01/07/2015 13h14 - Atualizado em 01/07/2015 às 15h21
Diretor do DCF, Alan Souza, informou que encaminhá hoje aos bancos folha de pagamento dos bolsistas

Diretor do DCF, Alan Souza, informou que encaminhá hoje aos bancos folha de pagamento dos bolsistas

Redação Ascom

O atraso do pagamento das diversas modalidades de bolsas da Universidade Federal de Alagoas referente ao mês de maio motivou a mobilização de estudantes, na Reitoria, na manhã de hoje, dia 1º de julho. Durante a manifestação o diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF), Alan Souza, informou que os recursos foram repassados à Ufal pelo Ministério da Educação (MEC), na noite desta terça-feira (30) e será processado nesta quarta-feira para encaminhamento aos bancos. Alan informou também que os alunos que têm conta no Banco do Brasil receberão na sexta-feira, 3, e quem é de outros bancos receberá na segunda-feira, 6 de julho. 

O reitor Eurico Lôbo destacou que a falta de pagamento no período previsto, até o quinto dia útil de cada mês, é uma consequência do atraso do repasse de recursos pelo MEC, mas conforme orientação do Governo Federal, a situação tende a se regularizar. “A orientação é de que a partir deste mês de julho, o repasse seja feito a cada dez dias (10, 20 e 30 de cada mês). A Ufal é um órgão executor e no que compete a instituição ela faz todo o planejamento para o pagamento, mas tem que aguardar a liberação dos recursos”, enfatizou Eurico.

Restaurante Universitário 

Sobre a suspensão de refeições no Restaurante Universitário (RU), também denunciada pelo movimento, o pró-reitor estudantil Pedro Nelson Bonfim esclareceu que os alunos que estão desempenhando as atividades essenciais, como pesquisa e extensão, têm direito a atendimento no RU, bastando apenas que os coordenadores dessas ações enviem a lista com os nomes dos bolsistas. As atividades essenciais foram definidas pelo comando de greve da Ufal e a necessidade do envio da lista serve também para evitar o desperdício de alimentos. Quem estiver na lista tem atendimento garantido no RU”, afirmou Pedro Nelson.