Projeto de Arborização contempla nova área de plantio

Novas árvores foram plantadas na área dos blocos de sala de aula 1 e 2, no Campus A.C. Simões

02/07/2015 15h15 - Atualizado em 02/07/2015 às 16h04
Vice-reitora Rachel Rocha plantou um Ipê rosa na área do Bloco de Sala de Aula 1

Vice-reitora Rachel Rocha plantou um Ipê rosa na área do Bloco de Sala de Aula 1

Diana Monteiro - jornalista 

O entorno das áreas onde se localizam a Faculdade de Letras (Fale) e os blocos de salas de aulas 1 e 2 foram os primeiros a receber plantio de árvores na quinta-feira, 25 de junho. Segundo a arquiteta Regina Coeli, uma das integrantes do Projeto de Arborização de espaços do Campus A.C. Simões, em Maceió, as ações têm também como finalidade a recuperação de bosques para contribuir com os aspectos ambientais, principalmente, no microclima do bairro Cidade Universitária. 

Essa área recebeu, inicialmente, mudas de ipês roxo e amarelo marcando a entrada do conjunto de salas de aula, e ao longo das vias, recebeu craibeiras, árvore símbolo do Estado, que dão continuidade aos acessos às edificações e as fachadas das salas de aula. O pátio interno das salas, após o aterro, receberá agrupamentos de acácias ferruginosas e caneleiro, assim como uma fileira de juazeiros, cujas copas devem proteger a edificação da insolação no horário da tarde. 

O projeto reforça o compromisso da Universidade Federal de Alagoas com a preservação do meio ambiente na conformação do bairro do Tabuleiro dos Martins, contemplando a arborização de seis bosques previstos no Plano Diretor da Ufal e constará de projetos complementares para a ambientação paisagística. Entre os espaços está o Bosque em Defesa da Vida, onde teve início a arborização. 

O projeto de arborização é resultado de uma ação coletiva que envolve a bióloga Flávia Moura, coordenadora do Arboretum, de onde vem a maioria das mudas das plantas, e a professora Nélia Callado, que comanda a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), responsável pela limpeza das áreas, aterro e demais ações necessárias nos espaços definidos para o plantio das espécies. 

Fase Piloto e arborização 

Sobre o projeto piloto iniciado na área onde se localiza a Faculdade de Letras e bloco de salas de aulas, a professora Regina Coeli diz que será plantada uma fileira de palmeiras ouricuri marcando verticalmente o caminho de acesso ao segundo conjunto de sala de aula. 

A arquiteta reforça que entre os dois blocos de salas de aula (BS1 e BS2), a arborização do espaço será feita com aroeiras, dentre outras espécies nativas da mata atlântica e do cerrado, existentes no Arboretum, que serão definidas pela professora Flávia Moura. “Há no final da rua de acesso da Fale um girador que para identificação receberá em seu centro a palmeira Catolé. Plantas arbustivas também complementarão a arborização no campus”, frisou. 

A área interna do muro lateral do campus que se estende até o Hospital Universitário é outro espaço contemplado pelo projeto. Por sugestão da bióloga Flávia Moura, será traçada uma via que circunde todo o campus com estrutura para o percurso da segurança móvel, ciclovia e caminhadas. Esta via local deverá acompanhar o muro quando for necessário preservar plantas arbóreas já existentes, com espécies nativas do Tabuleiro, como: murici, cajueiro brabo, jurema entre outras espécies. 

Aprendizado 

O Projeto de Arborização conta com a participação do aluno Rodrigo Izídio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) que fez a elaboração dos estudos preliminares e Eládio Pereira, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), que faz a seleção das mudas no Arboretum, dentre outros estudantes que realizam pesquisas no espaço sobre espécies e suas características de plantio. 

Segundo Regina Coeli, para as demais áreas a serem contempladas pelo projeto, ao longo dos semestres na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo vêm sendo realizadas atividades de ensino de paisagismo , inter-relacionadas a pesquisa e a extensão no desenvolvimento de estudos preliminares e anteprojetos complementares de pisos, mobiliários, sinalização dentre outras ações na área de infraestrutura. 

A temática integrou uma das mesas redondas do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), no eixo de Cultura e Comunicação contemplando o Bosque em Defesa da Vida e Paisagismo no Campus A.C. Simões, em Maceió, com a participação dos professores Bianor Monteiro, Lúcia Hidaka e Regina Coeli, da FAU, Flávia Barros, do Arboretum e a vice-reitora Rachel Rocha.