Prefeitura de Maceió propõe implantação de hospital em espaço da Ufal

Equipamento ficaria em terreno do Campus A.C. Simões, em Maceió, ao lado da Vila Olímpica

09/07/2015 11h55 - Atualizado em 17/07/2015 às 19h48
Eurico Lobo, Marcelo Palmeira e Nélia Callado, ouvem secretário-adjunto de Educação, Carlos Barbirato sobre ampliação do acordo de cessão de uso de bens

Eurico Lobo, Marcelo Palmeira e Nélia Callado, ouvem secretário-adjunto de Educação, Carlos Barbirato sobre ampliação do acordo de cessão de uso de bens

Jhonathan Pino – jornalista

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo, recebeu na última quarta-feira (8) o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, para discutirem a proposta de implantação de um hospital na área do Campus A.C. Simões. A expectativa da gestão municipal é disponibilizar um equipamento que atenda a população da parte alta da cidade e ao mesmo tempo disponibilizar mais um campo para a atividade prática dos discentes da Universidade. 

De acordo com o vice-prefeito, o Hospital Municipal Materno-infantil teria um porte médio. “Lá serão instaladas um UTI [Unidade de Terapia Intensiva], uma UCI [Unidade de Cuidados Intermediários] e em torno de 50 a 70 leitos para a comunidade”, detalhou Marcelo Palmeira. 

A ida do gestor municipal à Universidade teve o interesse de solicitar a ampliação do uso da área da Ufal, onde atualmente encontram-se instaladas a Vila Olímpica, o Sesc Leitura e uma escola de Ensino Fundamental. O novo hospital ficaria ao lado desses equipamentos. No entanto, para que esse pedido seja atendido, o reitor deve colocar o contrato de cessão de uso de bens existente em pauta para que o Conselho Universitário (Consuni) discuta as possíveis alterações dos termos atuais. 

De acordo com Eurico Lôbo, os conselheiros deverão analisar os ganhos para a Universidade e cobrar transparência nesse acordo entre a Prefeitura e a Ufal. “A ampliação de um objeto de uma parceria entra Prefeitura e a Universidade para a construção de um Hospital Materno Infantil, entre outras ações, abre perspectivas para a maior integração entre as áreas vinculadas, como campos de estágios e campos de treinamentos da Enfermagem, da Medicina e outras áreas afins. O equipamento auxiliará na formação dos alunos. Além disso, estamos fornecendo mais um instrumento para o desenvolvimento social”, disse o reitor. 

Nos próximos meses, a Prefeitura iniciará um estudo de solo do local onde deverá ser instalado o hospital, mas nesse tempo, o reitor Eurico Lôbo também solicitou uma atuação conjunta da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e a gestão municipal para a implantação de melhorias na iluminação e pavimentação da região circunvizinha ao Campus A.C. Simões.