Faculdade de Nutrição elabora proposta de doutorado para submeter à Capes

Programa de Pós-graduação recebe coordenador de área para discussão de projeto

01/07/2015 16h17 - Atualizado em 02/07/2015 às 08h43
Gilberto Kac solicitou participação de todos os professores na construção da proposta

Gilberto Kac solicitou participação de todos os professores na construção da proposta

Jhonathan Pino - jornalista

Até esta quinta-feira, 2, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conta com a presença do coordenador de área de Nutrição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Gilberto Kac, para fazer uma avaliação da proposta preliminar de doutorado, realizada pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGNUT).

Kac recebeu a proposta impressa e viu uma exposição do projeto, por Giovana Longo, coordenadora do PPGNUT. Durante cerca de 20 minutos ela pôde apresentar a estrutura do curso, o quadro docente e a grade curricular da proposta, que foram avaliados pelo representante da Capes. Ela ainda elencou, entre os pontos positivos do programa, a produtividade dos docentes, as condições ofertadas pela Ufal e o regime de trabalho dos professores; entre os negativos estavam a divisão das linhas de pesquisa e o andamento de alguns projetos de pesquisa.

Um dos aspectos que impressionou o coordenador foram os financiamentos dos projetos de pesquisa do PPGNUT, que, somados, receberam recursos da ordem de R$ 5 milhões. No entanto, Kac notou a existência de alguns gargalos no programa. O coordenador solicitou maior flexibilização das disciplinas e maior produção de alguns professores, além disso, pediu adensamento e articulação entre as linhas de pesquisa. “Também é necessário um maior aprofundamento das ementas das disciplinas, para que elas fiquem legíveis para os coordenadores de outras áreas de conhecimento que irão avaliá-las”, ressaltou o representante da Capes.

Essa é a segunda vez que o PPGNUT tenta a aprovação do doutorado. Em dezembro de 2014, o programa recebeu resposta negativa da Capes. Desde então, houve revisão da proposta, “alteramos a estrutura curricular e do financiamento. Tivemos mudança no quadro dos docentes, que foi ampliado com mais um professor do quadro permanente e outro colaborador”, detalhou Giovana.

A nova proposta do doutorado só deverá ser submetida à Capes em agosto deste ano, mas, até lá, os professores ainda terão muito trabalho. “Essa não é a versão final, é uma versão preliminar que está sendo deliberada e é para isso que ele [Gilberto Kac] veio. A gente está fazendo reuniões com certa periodicidade para a finalização da proposta”, acrescentou Giovana.

Sobre o PPGNUT

O Programa atualmente contempla o curso de mestrado, que foi aprovado e recomendado pela Capes em 2004 e implantado em 2005, completando neste ano uma década de existência. O PPGNUT já formou 149 mestres, dos quais 66% encontram-se atualmente inseridos em cursos de doutorado na própria Ufal ou em outras instituições e 34% atuam como docentes na área acadêmica.

Na última avaliação trienal da comissão de área da Capes, o PPGNUT recebeu nota 4, o que tornou compatível à exigência para implantação do doutorado. Desde então, o programa vem articulando-se e trabalhando em prol de avanços e adequações para implantação da modalidade.

Atualmente, fazem parte do programa 15 docentes, sendo 13 permanentes e dois colaborares, divididos em duas linhas de pesquisa; são elas: Nutrição em Saúde Pública (NSP) e Bases Experimentais e Clínicas da Nutrição (BECN). Para ter acesso a mais informações, acesse a página da Fanut.