Convênio internacional com Ufal é destaque para tecnologia 3D

Parceria com universidade dos Estados Unidos vai facilitar intercâmbio de alunos e professores com pesquisas em tecnologia de materiais

13/07/2015 09h59 - Atualizado em 17/07/2015 às 11h09
Solenidade de assinatura de convênio entre a Ufal e a Universidade Georgia Tech

Solenidade de assinatura de convênio entre a Ufal e a Universidade Georgia Tech

Manuella Soares - jornalista 

As pesquisas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na área de otimização de materiais geraram frutos que podem impulsionar o conteúdo produzido por alunos e professores da instituição com visibilidade internacional. Na manhã da última sexta-feira (10), a vice-reitora Rachel Rocha formalizou um convênio com a Universidade Americana Georgia Tech, que teve início no pós-doutorado do professor Adeildo Ramos Júnior, do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV). 

O ato marca a continuação de um trabalho em parceria com o professor Glaucio Paulino, que veio de Atlanta nos Estados Unidos participar da reunião, juntamente com o professor Ives Berthelot, vice-reitor para Ações Internacionais da Gatech. Estiveram presentes ainda, o professor Niraldo de Farias, assessor de Intercâmbio Internacional da Ufal; o professor Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além de profissionais que fizeram parte da mobilização para que o convênio pudesse virar realidade. 

Entusiasmado com o importante passo dado pela Universidade, o professor Adeildo Ramos Júnior ressalta que as pesquisas já estão em andamento e se destacam na área de estrutura de materiais para impressões em 3D. Isso está sendo muito utilizado em indústrias automobilísticas e aeroespaciais. Essa ferramenta casa muito bem com as estruturas de peças usadas nas indústrias do mundo todo. Nosso foco está direcionado a este aspecto. A interação com o professor Paulino permitirá que isso avance, fortalecendo o nosso trabalho aqui na Ufal”, comentou Ramos. 

O convidado do LCCV, Glaucio Paulino, falou sobre a importância da Universidade Georgia Tech na área de ciência, tecnologia, arquitetura, engenharia e computação, ficando entre as melhores do mundo em parcerias com empresas e intercâmbio de alunos de vários países. O convênio formalizado com a Ufal também tem o objetivo de, a médio e longo prazo, impulsionar a criação de um curso de doutorado em Engenharia Civil na área de estruturas, além de estimular a troca de experiências entre graduandos e mestrandos de tecnologia, especialmente, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras. 

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, também se prontificou em amadurecer uma parceria. “É muito importante ter um convênio que traga para o Estado a capacidade de se inserir na ciência e tecnologia. A Fapeal pode ofertar bolsas de estudos e viabilizar a mobilidade estudantil e de professores da Ufal para lá [Universidade Georgia Tech]. Não tenham dúvidas de que seremos parceiros nisso”, confirmou o professor.