Ufal em Arapiraca faz parceria para ações ambientais no Agreste e Sertão

Crianças e jovens são o público-alvo do programa denominado de Triunfo Ambiental

14/07/2015 12h12 - Atualizado em 14/07/2015 às 12h13
Professor José Vieira, coordenador do Programa Triunfo Ambienatl

Diana Monteiro - jornalista

A importância da conservação da caatinga foi a palestra proferida por Flávia Moura, coordenadora-geral do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas do Baixo São Francisco (Crad). A iniciativa marcou, no início deste mês, a inauguração do Programa Triunfo Ambiental, que visa a instalação de um viveiro vegetal voltado à produção de mudas de espécies nativas das regiões do Agreste e do Sertão.

A ação de extensão é fruto da parceria entre o Crad da Universidade Federal de Alagoas, do Campus Arapiraca, e a empresa Triunfo, localizada na zona rural daquele município, onde a Ufal está instalada. A proposta é fazer coletas de espécies nativas, distribuir e plantar mudas de plantas nativas, além de dar treinamento e desenvolver ações de recuperação de áreas degradadas e nascentes nas citadas regiões.

O coordenador do programa José Vieira Silva, docente do Campus Arapiraca, destaca que o programa tem cunho técnico-científico e é voltado à educação ambiental de crianças e jovens. O princípio é estimular e promover a participação da comunidade rural, de uma forma geral, no uso de estratégias de manejo que visem a recuperação de áreas degradadas.  “As atividades de caráter científico serão desenvolvidas no Crad Arapiraca, como estudos para melhorar o processo de germinação e produção de mudas de espécies nativas da região”, enfatizou Vieira.

Solenidade

O Programa Triunfo Ambiental, inicialmente, terá duração de três anos, com previsão de renovação, e as atividades contarão com o suporte do Crad do Baixo São Francisco, que participou da solenidade, e tem uma equipe integrada também pelos estudantes do curso de Agronomia, José Clebson Barbosa Lúcio e Rodolfo Silva de Almeida. Para os debates, o programa contou com a participação da engenheira do trabalho e ambiental Jane de Paula Souza e do técnico em segurança do trabalho Elton Braga.

A Empresa Triunfo, parceria do programa, também participou da solenidade de lançamento, por meio de seus proprietários José Carlos Sobrinho, Marcos Carlos Vasconcelos de Souza e Maria Marta Xavier, além de colaboradores. O Exército Brasileiro também esteve presente, com a participação do Capitão Pedro Paulo, além do secretário de Meio Ambiente, Ivens Barbosa, integrantes das secretarias de Agricultura e de Saúde de Arapiraca e empresários locais.

Além de debates e palestras, a programação foi contemplada por um coral infantil, formado por crianças da Escola Municipal João Lúcio da Silva, assistida pela Empresa Triunfo. O grupo fez apresentação sobre a temática meio ambiente e foi bastante aplaudido.

Desenvolvimento Sustentável

Sob a coordenação-geral da bióloga Flávia Moura, também coordenadora do Arboretum da Ufal, o Crad do Baixo São Francisco realiza atividades de pesquisa e extensão envolvendo pesquisadores da instituição alagoana e da Universidade Federal de Sergipe. Promove também a formação de recursos humanos na área.

A implantação do Crad do Baixo São Francisco faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento Florestal Sustentável da Bacia do Rio São Francisco (PDF – São Francisco), sob responsabilidade do Programa Nacional de Florestas (PNF), com colaboração da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Centro de Referência da Ufal é parte do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco. A ação proposta serve para nortear ações integradas em todos os componentes de vegetação e unidades da Bacia Hidrográfica, que conta atualmente com quatro centros de referências.

O Crad pretende gerar e difundir tecnologias para recuperação e restauração das Áreas de Preservação Permanentes [nascentes e cursos d’água], como parte do programa de revitalização da Bacia do Rio São Francisco, em consonância com a Legislação Ambiental.