Presidente da Finep será o conferencista principal do Eixo 5 no Caiite 2015

Luis Fernandes trará sua contribuição para o tema Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade

09/06/2015 15h20 - Atualizado em 10/06/2015 às 09h06
Luis Fernandes, da Finep, abre programação do Eixo 5 do Caiite 2015

Jhonathan Pino – jornalista

O Eixo 5 do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, inicia suas atividades com a participação de uma figura ilustre da área. O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Manuel Rebelo Fernandes, fará a palestra de abertura sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, que acontece no dia 17 de junho, no auditório do Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, a partir das 15h.

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Luis Fernandes ocupa a presidência da Finep pela segunda vez. Mas antes de tomar posse na função, em março passado, ele já havia assumido a direção da instituição entre 2007 e 2011 e acumulara experiências de gestão pública no Ministério do Esporte, onde foi secretário executivo entre 2012 e 2015; no Ministério da Ciência e Tecnologia, atuou na mesma função entre 2004 e 2007; além da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), como diretor-científico, entre 1999 e 2002.

Luis Fernandes vem a convite do professor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas, Edson Bento, que já há algum tempo mantém contato com o gestor da Finep. “O dr. Luis Fernandes é bastante experiente e atuante. Ele tem larga experiência em gestão pública, tendo muito o que apresentar sobre o papel da ciência e da tecnologia, tão necessários para a inovação em um pais onde as oportunidades estão reduzidas, mas rico em recursos naturais que podem ser valorizados com o uso da ciência e da tecnologia, fazendo-se uso de ferramentas para a inovação, como a biotecnologia e a nanotecnologia”, ressaltou.

Bento ainda lembra o posicionamento do palestrante em relação ao papel do Brasil diante do panorama tecnológico contemporâneo. “Ele vem defendendo que, mesmo numa posição desfavorável, na atual corrida veloz mundial pela inovação, o Brasil pode escolher um caminho de repensar sua política industrial com uma governança mais eficaz e efetiva, além de promover uma melhor articulação dos setores público e privado, destacando a importância de se reunir esforços para disseminar a cultura e o fomento da inovação em todos os setores, e operar em toda a cadeia de geração do conhecimento que leva a esse caminho”, acrescentou.

Para participar desta e de outras atividades, basta se inscrever como ouvinte, no site do Caiite 2015 (www.caiite.org/inscricoes). As inscrições são gratuitas e se estendem até o dia 15 de junho, quando haverá o credenciamento presencial no Centro de Convenções, das 9h às 14h.