Exposição Avulsas Inoportunas entra em cartaz na Pinacoteca Universitária

Abertura será na próxima quinta, 11, às 20h, mas ficará em cartaz até 24 de julho

08/06/2015 11h13 - Atualizado em 08/06/2015 às 11h19

Redação Ascom

A Pinacoteca Universitária recebe, a partir da próxima quinta-feira, 11, às 20h, a exposição Avulsas Inoportunas, de Alessandra Cunha. Trata-se de uma experiência pictórica iniciada com a criação de diários de tecidos, onde a artista escreve e desenha o que surge no dia, baseando-se em instinto e sentimentos. Em certo momento decreta que as pinturas estão prontas, equilibradas, belas e, em seguida, as guarda por uns dias, dá outra olhada e sente que falta algo, falta estragar a imagem.

Nesta série, para deformar as peças finalizadas, Alessandra lançou tinta azul sobre todas elas, sem medo de ultrapassar os limites da imagem. Desenhos calculados, desenhos ao acaso, avulsos. As palavras são escritas ao inverso e, para serem lidas sem dificuldade, é preciso de um espelho para visualizar de forma familiar o texto. É necessário olhar o espelho para ler as frases em português, frases do dia a dia, pensamentos secretos como os que deveriam caber nos diários.

Avulsas Inoportunas também são páginas que “se soltam dos cadernos” e adquirem dimensões de pinturas para parede: 17 páginas medindo 152cm de altura e aproximadamente 92cm de largura lotam-se de palavras e imagens compromissadas apenas com o desejo de carregar relatos cotidianos, pensamentos soltos e paisagens da alma.

Sobre a artista

Alessandra Cunha, que usa o nome artístico Ropre, graduou-se em Artes Plásticas em 2010, na Universidade Federal de Uberlândia, situada na cidade homônima, onde a artista nasceu. Já participou de mais de cem exposições coletivas nacionais e internacionais e cerca de dez exposições individuais.

Realiza uma vasta pesquisa acerca das artes urbanas, coordenando e participando de inúmeros eventos caracterizados como os Free Art Fest. Atualmente, desenvolve imagens que permeiam as técnicas de pinturas contemporâneas e gravuras tradicionais em criações híbridas e contrastantes.

Em Maceió, a jovem artista mineira apresenta uma série de imagens executadas com tinta acrílica sobre tecido sem chassis, em uma poética intimista.

Exposição: Avulsas Inoportunas
Onde: Pinacoteca Universitária - Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso, Centro
Abertura: 11 de junho, às 20h
Visitação: 12 de junho a 24 de julho de 2015 (segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 9h às 13h)