Pesquisa da Ufal na área de Eletroquímica é apresentada em reunião anual da SBQ

Professora Carmem Lúcia Zanta, que coordena estudo que usa a eletroquímica no tratamento de efluentes, ministrou minicurso no evento

08/06/2015 15h27 - Atualizado em 08/06/2015 às 17h02
Professora Carmem Zanta, coordenadora da pesquisa

Diana Monteiro - jornalista

Pesquisadores de todos o país participantes da 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química conheceram recentemente os avanços científicos promovidos pela Universidade Federal de Alagoas na utilização da eletroquímica no tratamento de efluentes. Considerado o maior evento nacional da área de química, foi realizado recentemente em Águas de Lindóia-SP, onde a coordenadora das pesquisas na Ufal, Carmem Lúcia Zanta, ministrou um minicurso com apresentação de várias tecnologias para o tratamento de efluentes, resultados e dificuldades de todo esse processo.

Os efluentes são resíduos líquidos gerados por processos urbanos ou industriais e o descarte inadequado pode levar à atrofia de rios, lagos e mar, além da bioacumulação de muitos poluentes no meio ambiente. Carmem Zanta cita como exemplos de efluentes focos das pesquisas locais, o da água de produção de petróleo, que é o efluente gerado pela Petrobras; os efluentes gerados por duas empresas de tinta de Alagoas e de beneficiamento de coco; e o da água do Salgadinho ou do Riacho do Reginaldo.

As pesquisas na Ufal são realizadas pelo grupo que integra o Laboratório de Eletroquímica Aplicada (Leap), do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), e tem a participação de docentes e de vários alunos dos cursos de graduação e pós - graduação em Química e em Engenharia Química. Além de Carmem Zanta,  o grupo de eletroquímica do IQB é composto pelos pesquisadores Josealdo Tonholo e Francine de Paula Santos.

As pesquisas contam com a parceria do Laboratório de Bioquímica, coordenado pela professora Sônia Salgueiro. Para o mais recente estudo voltado ao tratamento de efluente da piscicultura, há a participação do grupo do Laboratório de Piscicultura, coordenado pelo professor Elton Santos, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca).

Participação no Caiite 2015

Durante o 3º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, de 15 a 20 de junho, o grupo do Leap apresentará aos participantes do evento vários trabalhos sobre as pesquisas desenvolvidas com foco na eletroquímica, também conhecidas internacionalmente, a exemplo de Cuba e do Chile.