Educação Física oferta aulas de ginástica rítmica para comunidade acadêmica

Iniciativa do grupo é de alunas do curso, Ana Beatriz e Renata Fonseca, com apoio da Proest

09/06/2015 13h23
Leonéa Santiago (ao centro) e as integrantes do Gymnart

Tamires Oliveira – estudante de Jornalismo

Dentre as atividades de extensão do curso de Educação Física, destaca-se o Núcleo de Esportes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que realiza cerca de 18 ações diferentes. Dentre elas, está o Grupo Gymnart, que surgiu este ano e oferta gratuitamente a prática da modalidade dinástica rítmica para toda a comunidade acadêmica do Campus A.C. Simões, em Maceió.

O Gymnart foi um sonho das alunas do curso de Educação Física, Ana Beatriz e Renata Fonseca, que contaram com o apoio da professora e gerente de Esportes da Pró-reitoria Estudantil, Leonéa Santiago. De acordo com a professora, o núcleo existe desde 2008 com diferentes modalidades esportivas. “Nós começamos o núcleo com a natação, o judô e os esportes tradicionais de quadra. Com o passar do tempo, abrangemos xadrez, tênis de mesa, tênis de campo e a GR [ginástica rítmica] veio agora em 2015 também compor esse núcleo”, disse Leonéa.

Para as alunas que propuseram esse projeto, o Gymnart é a realização de um sonho. “Desde que a gente entrou, sonhávamos com algo que abrangesse a ginástica rítmica dentro da Universidade. Por meio de uma apresentação nossa, vista pela professora Leonéa em um festival de esportes, surgiu o convite de fazermos parte do Núcleo de Esportes da Ufal, como bolsistas e, para nós, foi maravilhoso”, relatou Ana Beatriz, aluna do 7º período.

Na visão de Renata Fonseca, o ganho ultrapassou as expectativas. “Essa oportunidade de abrir para a comunidade acadêmica, de conhecer pessoas de outros cursos e manter essa interação entre todas é motivador. Aprendemos e superamos juntas; tudo isso é muito gratificante”, acrescentou Renata.

Prática no campus

O Gymnart acolhe a comunidade acadêmica, por isso, além de estudantes do curso de Educação Física, alunas de Pedagogia, Direito, Engenharia e do mestrado em Economia compõem a equipe. Para Leonéa, essa integração é essencial na relação ensino-aprendizagem. “É uma escola de formação e por ser também um laboratório de ensino do curso de Educação Física, reforça a relação ensino-aprendizagem, pois todo o corpo acadêmico das mais diferentes áreas de ensino e atuação têm a possibilidade de participar”, completou.

Já para a aluna do mestrado em Economia, Talina Teles de Souza, a prática da GR ajudou seu desempenho nos estudos. “A ginástica tem me proporcionado melhoras nos meus estudos, ela tem me tornado mais ativa em tudo o que faço cotidianamente. Sinto mais disposição para desenvolver as minhas atividades do mestrado e me enriquece consideravelmente em meus estudos”, acrescentou a mestranda.

A primeira apresentação realizada pelo Gymnart no campus ocorreu na abertura do 15º Ato Ufal em Defesa da Vida, em maio.

Como funciona

Os treinos ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 13h às 15h, na quadra coberta do bloco de Educação Física.