Instituto de Computação recebe pesquisador de Coimbra

Marco Vieira ministrará palestra sobre Computação Tolerante a Falhas e Segura na próxima quarta-feira

11/05/2015 09h36 - Atualizado em 08/05/2015 às 16h37

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

O Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, na próxima quarta-feira, 13, a visita do pesquisador Marco Vieira, da Universidade de Coimbra. Na ocasião, a partir das 10h, no auditório do IC, ele ministrará palestra sobre o tema Computação Tolerante a Falhas e Segura e convida os interessados a participar.

Na apresentação, vários tópicos e oportunidades de pesquisa na Universidade de Coimbra relacionados com o desenvolvimento e avaliação de sistemas tolerantes a falhas e seguros serão discutidos. Dentre eles, a injeção de falhas, de vulnerabilidade e ataques, avaliação experimental de fiabilidade e segurança, testes de robustez e segurança, verificação e validação de sistemas dinâmicos, previsão de falhas e benchmarking de resiliência.

Neste contexto, será também apresentado o projeto de cooperação Devasses (DEsign, Verification and Validation of large scale, dynamic Service SystEmS), financiado pela União Europeia, no qual participam as grupos de pesquisa das Universidades de Coimbra, de Florença, Estadual de Campinas, além da Ufal.

Sobre o pesquisador

Marco Vieira é coordenador do grupo de Engenharia de Software e Sistemas da Universidade de Coimbra possui uma longa tradição no desenvolvimento e avaliação de sistemas computacionais tolerantes a falhas e seguros.

Está aparecendo, de forma cada vez maior, complexidade, dinâmica e importância dos sistemas fortemente baseados em software tem vindo a gerar desafios de pesquisa que requerem o estudo de novas abordagens em diferentes domínios.