Ufal e Ifal organizam o maior evento de Informática na Educação do Brasil

São esperados cerca de dois mil participantes de vários países. As inscrições estão abertas!

29/04/2015 12h29
O professor Ig Bittencourt, do Instituto de Computação da Ufal integra a comissão organizadora

O professor Ig Bittencourt, do Instituto de Computação da Ufal integra a comissão organizadora

Lenilda Luna - jornalista 

Na verdade, são dois eventos simultâneos que este ano serão realizados em Alagoas, organizados por uma comissão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e o encontro da Comunidade Latinoamericana de Objetos de Aprendizagem (Laclo) vão acontecer de 26 a 30 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió. "É um evento de grande interesse para educadores, pesquisadores, empreendedores e professores de todos os níveis de ensino, do infantil ao superior", convida Ig Bittencourt, professor do Instituto de Computação da Ufal, que faz parte da comissão organizadora. 

O CBIE está na quarta edição e reúne os primeiros eventos de informática na educação no Brasil. Já o encontro da Laclo está na décima edição e congrega pesquisadores de toda a América Latina voltados para as áreas de desenvolvimento e inovação em tecnologias educacionais. "A expectativa é de reunir dois mil participantes, sendo mais de quinhentos pesquisadores estrangeiros, não só da América Latina, mas também do Japão, Canadá, entre outros países", destaca Ig Bittencourt. 

Entre os palestrantes estrangeiros, estão: Andrew Ng, Co-fundador da Coursera e do Diretor da Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford; Paulo Blikstein, também pesquisador da Universidade de Stanford; Riichiro Mizoguchi, Professor e pesquisador na Universidade de Osaka, Japão; George Siemens, Diretor Associado do Instituto de Pesquisa de Conhecimento Avançado em Tecnologia na Universidade de Athabasca, Canadá. 

Do Brasil, vão proferir palestras: José Armando Valente, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp; Patrícia Jaques, professora e pesquisadora no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Ismar Frango, coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação; Ig Bittencourt, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas, entre outros brasileiros que se destacam em pesquisas na área. 

Datas importantes 

Para quem deseja apresentar trabalhos, as inscrições estão abertas até 15 de maio. Para apresentar propostas de workshops e oficinas durante a Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE), o prazo também será até 15 de maio. Para quem quer participar do concurso de teses, dissertações e TCCs, a submissão de Trabalhos é até 01 de julho. Haverá ainda um concurso de aplicativos para educação, cuja data de inscrição será divulgada em breve. 

Para participantes ouvintes, haverá descontos para os sócios da Sociedade Brasileira de Computação. A inscrição dará direto a participar de todos os eventos, exceto, os minicursos oferecidos na Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE) e Comemoração dos 10 anos da Comunidade LACLO. Não sócios terão mais descontos se fizerem a inscrição até 31 de julho. Todos os preços e prazo, além de outros detalhes, podem ser conferidos no site do evento.