Encontro Regional da SBQ tem apoio da Ufal e acontecerá durante o Caiite 2015

Evento discutirá a química e a biotecnologia da região durante os dias 17 e 19 de junho

27/04/2015 12h13 - Atualizado em 27/04/2015 às 19h00
Equipe define programação do evento

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo e Diana  Monteiro – jornalista

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) Nordeste realizará entre os dias 17 e 19 de junho, seu 6º Encontro Regional, durante a 3ª edição do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), realizado no Centro de Convenções, em Jaraguá. Com o tema A Química e a Biotecnologia do Nordeste: o caminho da Pesquisa para a Inovação, o evento servirá de plataforma para avaliação e discussão dos principais desafios e perspectivas da área de Química, Biotecnologia e Educação.

No encontro, que tem apoio da Universidade Federal de Alagoas, por meio do Instituto de Química e Biotecnologia, serão debatidos temas como o uso de TICs no ensino, Ética na Pesquisa, Nanotecnologia, Química Computacional e Química Forense, além de incluir em seu cronograma uma série de palestras de jovens pesquisadores de cinco universidades da região Nordeste.  Nesta sessão, os pesquisadores poderão mostrar como estão atuando, os principais problemas enfrentados e qual o impacto de suas pesquisas para a sociedade.

Com conferências, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentações de trabalhos, buscando consolidar a química quanto a aspectos políticos e científicos. Alunos do ensino médio, de graduação e de pós-graduação poderão congregar com pesquisadores, analisando questões relevantes da área para o Estado de Alagoas, sob diferentes aspectos e conjunturas.

A Ufal terá destaque no encontro apresentando aspectos relevantes e indicadores qualificados da pós-graduação em Química e Biotecnologia da instituição e o papel que as universidades do Nordeste têm na transferência de tecnologia para as indústrias.

Palestrantes

Pesquisadores de referência nacional e internacional participarão do encontro como palestrantes. A Ufal será representada pela professora Marília Goulart. Entre os participantes estão os professores Jaílson Bittencourt de Andrade e Jorge Maurício David, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Aldo José G. Zarbin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Adriano Andricopulo, da Universidade de São Paulo (USP).

Inscrições

As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas pela internet, neste link, até dia 10 de maio e têm valores diferentes para sócios e não-sócios e de acordo com a categoria (graduando, pós-graduando, professor de ensino médio, pós-doutorado e professor PQ). Os interessados poderão também participar dos minicursos e workshops oferecidos.

Nesta 6ª edição do evento serão aceitos trabalhos inéditos e não-inéditos, que deverão ser enviados para o e-mail: sbqne2015@gmail.com, intitulados com o nome do autor que vai apresentar o trabalho. No assunto do e-mail colocar o nome do autor e a palavra submissão. Mais informações no site do evento.