Restaurante Universitário completa um ano de serviço em novo prédio

Usuários em dobro e abertura a toda comunidade acadêmica são os principais ganhos

27/04/2015 18h17 - Atualizado em 27/04/2015 às 19h45
Restaurante Universitário completa um ano de serviço em novo prédio

Jhonathan Pino - jornalista

A partir de hoje e durante as próximas duas semanas, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia uma série de reportagens sobre o Restaurante Universitário (RU), que comemora um ano em sua nova sede, quando migrou do antigo prédio, localizado ao lado da Biblioteca Central (BC), no Campus A.C. Simões, para o atual, próximo à Residência Universitária Alagoana (RUA). Nesta primeira parte, vamos falar sobre o ampliação do número de comensais, estrutura, preços das refeições e preparação do cardápio.

A mudança de local do Restaurante tinha como objetivo disponibilizar maior espaço para uma comunidade acadêmica crescente. E a meta foi atingida. O número de comensais passou de cerca de 800 para uma média de 1.500 usuários, no período do almoço. Contando almoço e jantar, diariamente, o RU serve por volta de 2.500 usuários. A maior parte deles são estudantes de graduação e pós-graduação que almoçam mediante a apresentação de comprovante de matrícula, ou de inscrição, realizada na Pró-reitoria Estudantil (Proest).

Com a mudança do prédio, os servidores também passaram a utilizar o estabelecimento durante o período vespertino, o que não era possível até então. E durante a noite, o jantar tradicionalmente é disponibilizado a toda a comunidade. Nesse horário a sopa, a culinária regional, sanduíches e salgados são acompanhados de sucos e refrigerantes, a preços mais acessíveis.

O número de usuários aumentou e isso acabou provocando a formação de grandes filas, umas das maiores reclamações de quem frequenta o RU. No entanto, Milena Fernandes, diretora do Restaurante, ressalta que já foi solicitado à Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) as providências para a resolução dessa demanda. "Pedimos a ampliação do balcão de atendimento e a conclusão de um novo contrato de pessoal, para aumentar o número de rampas de distribuição e agilizar o atendimento. Estamos no aguardo das providências, que, por serem todas resolvidas por meio de processo licitatório, levam um pouco de tempo para serem concluídas”, detalhou.

Como usufruir do RU

Os preços variam: pelo dia, estudantes da graduação pagam R$ 3,00; da pós, R$ 5,00; os técnicos e professores, R$ 8,00. Os bolsistas cadastrados na Proest, cerca de 2.500, têm gratuidade na alimentação. Os residentes universitários também recebem de forma gratuita quatro refeições: ininterruptamente, são servidos café da manhã, almoço, jantar e um kit como ceia.

Milena relata ainda que o trabalho todo começa na definição do cardápio. “A partir dele, a gente faz os pedidos de compras, o recebimento e o início de todo o processo. Ele muda semanalmente, de acordo com a programação do nutricionista e o auxílio de estagiárias do curso de Nutrição”, disse a servidora.

Além da variação semanal, para proporcionar uma diversificação nutricional, os pratos seguem os calendários festivos: na Semana Santa, Natal e Festas Juninas são servidos pratos típicos da época. Quer saber qual é o cardápio da semana? Ele pode ser conferido semanalmente no Portal do Estudante, ou na fanpage da Ufal.