Pós-graduação de História promove palestra com professor da UFMG

23/04/2015 17h51 - Atualizado em 23/04/2015 às 17h52
Pós-graduação de História promove palestra com professor da UFMG

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo

O Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) em parceria com o Programa de Pós graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu a palestra Os tesouros Secretos do Palácio de Cristal: entre a Memória e a História da Arte ministrada por Rodrigo Vivas Andrade, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O professor e Curador Rodrigo Vivas falou durante a palestra sobre seus estudos e trabalho realizado no Museu de Arte da Pampulha. Na ocasião, ele também falou também sobre a democratização de acesso as Artes e destacou o fato da História da Arte não falar dos artistas brasileiros.

“É muito importante estar aqui abordando esse tema, em especial, falando sobre a questão da democratização no acesso cultural.  Eu acho tão perverso não dá possibilidade a um indivíduo conhecer Van Gogh ou Picasso, é um direito dele dizer se gosta ou não.  Não democratizar o aceso as artes é não garantir o diálogo, isso é autoritário. Dizer que uma pessoa simples não entende de Portinari, por isso não pode ter acesso é preconceito”, destaca.

“O Programa de Pós-graduação em História convidou o Rodrigo pelo trabalho que ele faz e pela preocupação que temos em trazer pessoas significativas academicamente para incentivar e influenciar os alunos”, destaca Alexandro Fonseca, professor do PPGH.

Sobre o palestrante

Rodrigo é formado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e recebeu o prêmio de destaque no curso. Atualmente, tem se dedicado ao estudo das obras artísticas pertencentes aos acervos de Belo Horizonte: Museu Histórico Abílio Barreto, Museu Mineiro e, principalmente, Museu de Arte da Pampulha. Já realizou diversas curadorias e hoje é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG, além de ocupar o cargo de diretor do Centro Cultural da UFMG.