Herbário do Museu de História Natural documenta diversidade da flora alagoana

Seção armazena trabalhos realizados nas décadas de 80 e 90 em áreas de relevante biodiversidade no Estado

22/04/2015 10h57
Letícia Ribes, curadora do Herbário, e o biólogo Carlos Correia, responsável pelo Herbário

Tamires Santos – estudante de Jornalismo

Uma coleção de plantas que serve como arquivo para a identificação de espécies vegetais. Esse é o Herbário do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente sob a coordenação da professora Letícia Ribes e do biólogo Carlos Jorge da Silva, o herbário tem como principal objetivo principal documentar a diversidade da flora alagoana e abriga atualmente 3.332 exsicatas pertencentes a 116 famílias, 519 gêneros e 820 espécies.

Os dados da coleção foram recentemente inseridos no software Brahms, permitindo um melhor acesso e manejo das informações, almeja-se em breve disponibilizar estas informações na web. Apesar de ser uma pequena coleção, o Herbário armazena coletas de trabalhos realizados nas décadas de 80 e 90 em áreas de relevante biodiversidade no Estado de Alagoas, a exemplo das coletas efetuadas na Várzea da Marituba, em Xingó, em Salgema e na Serra da Barriga.

A coleção serve de suporte para as pesquisas botânicas e é depositária do material testemunho dos trabalhos realizados pelos pesquisadores de Alagoas. Além disso, é utilizada como respaldo didático, como explica Letícia Lima. “Em conjunto com as demais coleções biológicas do museu, o herbário é fonte de material científico e didático para o desenvolvimento de várias pesquisas e atividades realizadas pela equipe técnica do local”, afirmou a profissional, curadora da coleção desde junho de 2013.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo herbário, temos o levantamento da diversidade da flora alagoana e a realização de tratamentos taxonômicos de grupos vegetais específicos. Atualmente, estão sendo desenvolvidos dois projetos. O primeiro trata da Flora Fanerogâmica do Estado de Alagoas e o segundo da Caracterização Florística dos remanescentes de Floresta Ombrófila Densa Atlântica de Alagoas. As exsicatas são fundamentais, ainda, para o estudo e formação de pessoas que lidam com a diversidade vegetal, como é o caso de alguns alunos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) na Ufal.

“Ao aprenderem a lidar com esse material, eles poderão trabalhar em qualquer lugar do mundo. A coleção biológica de um herbário é um equipamento ideal para o trabalho de pesquisa. Os alunos podem ter acesso às informações da planta, a distribuição geográfica das espécies, pois tudo está etiquetado. A base da diversidade vegetal da região é um herbário, sabe-se que plantas ocorrem num Estado analisando uma boa coleção botânica, por exemplo”, acrescentou Letícia Lima.