Fenômeno previsto por Físicos da Ufal é observado por pesquisadores americanos

Revista Science de março publicou artigo de pesquisadores de Harvard comprovando teoria desenvolvida na Universidade

10/04/2015 10h46 - Atualizado em 10/04/2015 às 20h53
Pesquisadores Marcelo Lyra, Wandearley Dias e Francisco Fidélis comemoram mais essa conquista do IF

Pesquisadores Marcelo Lyra, Wandearley Dias e Francisco Fidélis comemoram mais essa conquista do IF

Redação Ascom 

Na edição de março de 2015 do periódico científico Science, pesquisadores liderados por Markus Greiner da Universidade de Harvard - USA publicaram resultados de um experimento que comprovou a previsão teórica feita pelos Físicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O experimento com átomos de Rubídio ultra-frios aprisionados em uma rede óptica comprovou o fenômeno do dobramento da frequência das oscilações de átomos interagentes. 

O trabalho desenvolvido em 2007 pelo estudante de mestrado em Física da Ufal, Wandearley Dias, sob a orientação do professor Francisco de Moura, foi publicado no periódico internacional Physical Review B da Sociedade Americana de Física. Neste trabalho, do qual também participaram como co-autores o doutorando Elton Nascimento e o professor Marcelo Lyra, foi previsto um novo fenômeno físico. 

Devido à dualidade onda-partícula que fundamenta a teoria quântica, partículas microscópicas carregadas quando colocadas numa rede sob a ação de um campo elétrico uniforme não são simplesmente aceleradas: elas oscilam. Os pesquisadores da Ufal previram que partículas interagentes podem oscilar de forma coerente mesmo quando elas se repelem. Eles demonstraram teoricamente que estados ligados de duas partículas podem oscilar com o dobro da frequência na qual oscilam partículas isoladas. 

Esta previsão despertou o interesse da comunidade científica internacional. O controle da dinâmica de partículas quânticas é uma etapa fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias como, por exemplo, no processamento de informação em nível quântico. "Este é um exemplo clássico de como a ciência se desenvolve. Ela é uma via de mão dupla. Não apenas a experimentação impulsiona o desenvolvimento das teorias científicas. As teorias também preveem fenômenos que requerem a realização de experiências para as quais novas tecnologias devem ser desenvolvidas, expandindo assim a fronteira do conhecimento científico", ressalta o professor Marcelo Lyra, coordenador da Pós-graduação em Física. 

O Instituto de Física (IF) da Ufal mantém laboratórios de pesquisa modernos e oferece um programa de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado que tem formado pesquisadores qualificados para desenvolver pesquisa científica e tecnológica em padrão internacional. Atualmente, 60 pós-graduandos, oriundos de vários estados brasileiros e outros países da América Latina, desenvolvem seus estudos no Instituto. 

O artigo de Harvard intitulado Strongly correlated quantum walks in optical lattices pode ser acessado aqui.

Já o artigo da Ufal pode ser consultado no portal de periódicos da Capes.