Fapeal reafirma parcerias com a Universidade Federal de Alagoas

Novos editais serão publicados em breve para estimular a produção científica no Estado

07/04/2015 10h33 - Atualizado em 07/04/2015 às 16h01
Vice-reitora Rachel Rocha e o presidente da Fapeal, Fábio Guedes

Vice-reitora Rachel Rocha e o presidente da Fapeal, Fábio Guedes

Lenilda Luna - jornalista 

Na última quinta-feira (2), o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), professor Fábio Guedes, esteve no gabinete da vice-reitora Rachel Rocha, para reafirmar a parceria entre as duas instituições. Fábio assumiu a direção da Fapeal no início do ano e conhece muito bem as ações desenvolvidas na Universidade. Ele é professor da Graduação e Mestrado em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e tutor do PET-Economia. 

A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) é promover a ciência, a tecnologia e a inovação, apoiando ações que visem a produtividade científica e a formação de quadros no estado de Alagoas. A instituição é uma importante parceira da Ufal no desenvolvimento de várias atividades, programas e projetos. 

Durante a reunião com a vice-reitora, Fábio Guedes expôs as principais ações planejadas para o próximo período. "Estamos com alguns editais sendo avaliados pela Procuradoria do Estado e que devem ser publicados em breve. São ações para apoiar eventos científicos e acadêmicos e para garantir a participação de professores e estudantes em congressos e simpósios nacionais e internacionais", divulga o presidente da Fapeal. 

Fábio também destacou a disponibilidade de bolsas para pós-doutorado e para atrair professores visitantes. Ele falou ainda do apoio ao Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), que será realizado de 15 a 20 de junho. "Esse é um evento fundamental para divulgar e compartilhar as produções científicas e inovadoras de Alagoas. A Fapeal vai participar ativamente deste Congresso", garantiu. 

A vice-reitora Rachel Rocha ressaltou a importância destas ações conjuntas para o desenvolvimento científico e a formação de recursos humanos e pesquisadores no estado. "Ficamos felizes em perceber a sintonia das ações da Universidade e da Fapeal. Essa instituição, que é uma importante parceira da Ufal, está completando 25 anos e desempenhando uma missão fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas", destacou Rachel.