Ufal abre inscrições para Expofísica 2015

Evento é gratuito e voltado a alunos do ensino médio, que têm até dia 30 deste mês para se inscrever

14/04/2015 15h22 - Atualizado em 15/04/2015 às 10h00

Diana Monteiro - jornalista

A partir desta quarta-feira, 15, até 30 de abril estão abertas as inscrições para a Expofísica 2015, que traz uma homenagem ao Ano Internacional da Luz, instituído em 2013 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dois novos estandes temáticos se integrarão à programação do evento, que está em sua 13ª edição, com o tema A física da dança e A luz na ciência, tecnologia, natureza e cultura, no período de 20 a 22 de maio .

Os demais estandes que farão parte da exposição são A física da música e O barato da física, além da mostra de experimentos didáticos e realização dos experimentos com o uso de lasers. O evento é promovido pelo Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas e integra projeto de extensão, coordenado pela professora Maria Tereza Araújo.

A Expofísica conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), tem como local o Instituto de Física, no Campus A.C. Simões, em Maceió, de 8h às 18h e envolve uma equipe multidisciplinar de cerca de 70 alunos, entre monitores itinerantes e monitores de estandes, além da equipe de professores. Bastante concorrido, o evento registrou, em 2014, a participação de cerca de 1.500 alunos oriundos de escolas alagoanas e também do Estado da Bahia.

A professora Tereza Araújo destaca a importância do evento para o principal público-alvo, os alunos do ensino médio. “Nosso interesse é abrir o Instituto de Física à comunidade oferecendo às instituições de ensino médio a oportunidade de desenvolver, juntamente com seu alunado, uma série de atividades extracurriculares, com ênfase em atividades informativas sobre as novas perspectivas em Ciência e Tecnologia na sociedade moderna, como também sobre novas oportunidades profissionais nesta área”, completou.

As inscrições serão feitas diretamente com a coordenação do evento e a participação nas atividades é gratuita e aberta a qualquer instituição de ensino médio do Estado. Devido ao reduzido espaço físico da unidade acadêmica, foram estabelecidas normas para viabilizar a participação ordenada do maior número possível de instituições.

As inscrições para a Expofísica 2015 podem ser feitas pelo e-mail tereza@fis.ufal.br ou telefone (82) 3214-1433.

Normas para inscrição

Apenas estudantes regularmente matriculados na rede pública ou na rede privada de ensino médio poderão participar de todas as atividades a serem oferecidas. As visitas se darão em horários pré-estabelecidos.

As instituições interessadas devem entrar em contato com a coordenação do evento para definir o melhor horário da visita. O transporte dos alunos para o Instituto de Física durante o evento fica a cargo de cada instituição.

Cada instituição poderá inscrever o máximo de 120 alunos. A participação nas diferentes atividades se dará em grupos de 20 estudantes. "É preciso destacar que a relação dos alunos participantes deverá ser entregue à coordenação do evento até o dia 15 de maio, indicando um aluno representante para cada grupo de 20 alunos", frisou a coordenadora Tereza Araújo.