Comissões visitam mais três Programas de Pós-graduação da Ufal

Áreas de Engenharias Civil, Química e Recursos Hídricos e Saneamento foram contempladas no processo que faz parte do PEXPG

28/04/2015 15h51 - Atualizado em 28/04/2015 às 16h09
Reunião com os programas de pós-graduação das engenharias Civil e Química e Recursos Hídricos e Saneamento

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Durante este mês de abril, os Programas de Pós-graduação de Engenharia Civil, Engenharia Química e Recursos Hídricos e Saneamento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) passaram pelo acompanhamento de um comitê formado por professores externos e interno. Esse processo faz parte do Programa de Qualidade e Excelência da Pós-graduação (PEXPG) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

Lançado em dezembro do ano passado, o programa visa a intensificar e a fortalecer ações nos cursos de pós-graduação da Ufal. As visitas servem para analisar as atividades desenvolvidas, além de auxiliar o colegiado dos programas a elaborar um plano de metas em busca da qualidade e da excelência. Essas visitas constituem um dos subprogramas do PEXPG e promovem a contínua avaliação de desempenho dos programas de pós-graduação.

Na opinião do professor Emídio Cantídio, um dos membros do Comitê de acompanhamento, o grande diferencial deste programa é ter seguido o fluxo contrário do que geralmente segue. “A preocupação que a Ufal teve com seus programas de pós-graduação reflete a importância que a Universidade dá a eles, ou seja, isso facilita e muito as medidas necessárias para resolução das possíveis dificuldades encontradas”, declarou Emídio.

Na Ufal, desde o lançamento do PEXPG, já foram visitados os Programas de Pós-graduação de Agronomia, Proteção de Plantas, Física, Química e Biotecnologia e de Materiais. A intenção é que, a cada mês, três áreas sejam acompanhadas e, até o fim do ano, todos os PPGs da Universidade sejam visitados pelas comissões, formadas por membros externos que já tenham participado do comitê de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e um membro interno da Ufal, que tenha grande conhecimento na área.

Como funcionam as visitas

As visitas são compostas de quatro etapas: apresentação do PPG, feita por seu coordenador; reunião com professores e alunos do programa; reunião exclusiva com alunos; e, por fim, a construção de um relatório, feito pela comissão em reunião privada, com recomendações das melhorias que precisam ser feitas. Esse documento será entregue aos coordenadores do programa respectivo, que deverão desenvolver um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com aplicação no decorrer do ano, com o intuito de atingir padrões de qualidade de excelência, em âmbito nacional e internacional.

Além disso, alguns dos outros subprogramas do PEXPG são: infraestrutura; recursos humanos (dimensão, capacitação e valorização); publicação de artigos científicos; manutenção de equipamentos; incentivo à qualificação das revistas científicas; internacionalização das pós-graduações; divulgação de fontes de financiamento à pesquisa; além de Prêmios (tese e dissertação e de mérito científico) e ciclo de conferências magnas.

Leia mais em:

Comissões visitam Ufal para análise de cursos de pós-graduação

Comissão externa conhece programa de pós-graduação do Instituto de Química da Ufal

Ufal lança Programa para Qualidade e Excelência da Pós-graduação