Campus do Sertão inaugura auditório e faz primeira colação de grau

Vice-reitora Rachel Rocha destaca a emoção do momento e parabeniza os novos profissionais e familiares, grandes incentivadores

20/04/2015 15h57 - Atualizado em 22/04/2015 às 16h16
Primeiros formandos, agora profissionais, do Campus do Sertão

Simoneide Araújo – jornalista

Delmiro Gouveia – Após cinco anos de criação, o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas entrega à sociedade os primeiros profissionais formados, que colaram grau na sede da Unidade, em solenidade realizada na última sexta-feira (17), marcada por muita emoção e sensação e dever cumprido, apesar dos problemas enfrentados. Antes da cerimônia, também foi realizada a inauguração do Auditório Graciliano Ramos, que vai atender não só à comunidade acadêmica, mas à população do município e região.

A vice-reitora Rachel Rocha parabenizou os novos profissionais – engenheiros civis e de produção e professora de Literatura e Língua Portuguesa – e os familiares pelas conquistas dos filhos, netos, irmãos... “Esse é um momento de muita emoção para todos nós que a Ufal, principalmente, os docentes que acompanharam o crescimento de seus alunos, e para os pais que foram os grandes incentivadores na jornada desses novos profissionais. Creio que todos estão com a sensação e dever cumprido”, revelou, fazendo a saudação, também, em nome do reitor Eurico Lôbo: “Trago a braço do professor Eurico que, infelizmente, não pôde participar dessa festa”.

Rachel fala dos desafios enfrentados no processo de interiorização da Ufal, com a instalação da instituição em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, mas também destaca as conquistas conseguidas. “Se não tivéssemos sonhado e conseguido concretizar esse sonho de trazer a Ufal para o Sertão, não estaríamos vivenciando essa alegria de hoje. Essa é a primeira de muitas colações de grau que vão acontecer. É um momento especial porque, além da construção física desse campus, que considero o mais bonito da Ufal, apesar de ainda não estar concluído, a Universidade é mais que uma obra física; é formada desses momentos simbólicos, de rituais, nos quais fechamos uma etapa importante das nossas vidas e iniciamos outras como profissionais”, destacou.

O diretor-geral do Campus do Sertão, Agnaldo dos Santos, relata a felicidade de poder participara da solenidade e compartilhar do momento de conquista de seus alunos. Ele também leu uma carta enviada pela reitora honorária Ana Dayse Dorea, parabenizando os alunos e lamentando não ter podido estar com eles nesse momento importante.

Já Ivamilson Barbalho, diretor-acadêmico do Campus, fala da importância de se preservar a convivência solidária e participativa. “É bom lembrar que nossa meta vai além do primeiro emprego, que é muito importante, claro; desejo boa sorte a todos e busquem descobrir as várias dimensões do universo da vida”, finalizou, agradecendo à equipe que contribuiu para preparar a organização do auditório e entregar o espaço para recepcionar alunos, familiares e servidores.

Homenagens

Os oradores das turmas, Danilo Regis Gonçalves dos Santos e Kelvin Everton Santos de Melo falam de superação, da realização de um dos maiores sonhos deles e dos colegas de turma e da importância dos pais no processo de formação. Eles não esqueceram os problemas enfrentados, mas fizeram questão de também lembrar o papel de cada professor em suas conquistas, das cobranças e exigências de seus mestres, que só os ajudaram a seguir em frente e a vencer os desafios.

As turmas homenagearam as mães e os professores Alexandre Lima, que também foi paraninfo, e Tânia Voronkoff Carnaúba, ambos do curso de Engenharia de Produção. A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Viviane Costa, prestou homenagem a seus alunos, agora profissionais. “Vocês colocaram um ponto final numa história belíssima que cada um escreveu; vocês desbravaram juntos o sertão alagoano e, agora, trilharão o caminho sozinhos, mas peço que não esqueçam esse campus num canto qualquer”, disse, parafraseando a música Caderno, de Toquinho.

Auditório inaugurado

Antes da solenidade da primeira colação de grau, a vice-reitora Rachel Rocha e os diretores do Campus do Sertão, Agnaldo e Ivamilson, entregaram oficialmente o Auditório Graciliano Ramos. O nome foi escolhido pela comunidade acadêmica por concurso. “É uma justa homenagem ao nosso escritor alagoano que tão bem descreveu o cenário sertanejo no romance Vidas Secas e, também, por ele ter sido um grande gestor público”, destacou Rachel Rocha.

Agnaldo dos Santos se emociona ao descerrar a placa. Estou emocionado e feliz em poder entregar o nosso auditório, o maior da região. “Ele vai atender não só ao campus, mas a outros órgãos e instituições da cidade e vizinhança. Vamos sediar grandes eventos, a exemplo dos que já realizamos”, declarou.

O professor de Literatura do curso de Letras, Murilo Alves, também se emociona na solenidade. “Sentimo-nos honrado com a presença de todos nesse momento tão importante. Acho que estamos de parabéns por mais essa conquista”, disse.