Campanha de doação de sangue mobiliza comunidade no campus

Empresa Jr. faz parceria com Hemoal para abastecer banco de sangue; ônibus ficou estacionado em frente ao COS

14/04/2015 17h34 - Atualizado em 16/04/2015 às 17h30
Estudantes doam sangue em posto móvel do Hemoal

Lenilda Luna - jornalista

Estudantes dos cursos das Engenharias e de outras unidades atenderam ao chamado da Empresa Jr de Engenharia e Arquitetura (Ejec) para doar sangue. "A empresa tem o papel de formação profissional, mas também queremos promover ações de impacto social. A doação de sangue é muito necessária diante dos estoques críticos do hemocentro", destacou Sandro Alencar, presidente da Ejec.

Colegas de turma foram em grupo doar sangue e aproveitaram para tirar selfie e postar nas redes sociais, ajudando a divulgar a campanha. Foi assim que Vanessa Santos soube da ação. "Sou doadora de sangue regular, mas fiquei sabendo que o ônibus estava aqui quando vi a postagem no facebook de um amigo", disse a estudante de Design.

Outros estudantes estavam doando pela primeira vez, como o mestrando em Engenharia Civil, Everton Luís. "Eu passei aqui e quando vi o ônibus, resolvi doar. A picada da agulha é um incômodo muito pequeno, diante da relevância desse gesto. Pretendo continuar a doar sangue com regularidade", garantiu o estudante.

Segundo a enfermeira chefe do posto de coleta móvel do Hemoal, Fátima Genésio, essa doação itinerante é fundamental para melhorar os estoques. "Muita gente considera distante ou não tem tempo de ir ao hemocentro, no Trapiche. Quando vamos aos locais de trabalho ou estudo, conseguimos um bom volume de doações ", ressaltou a enfermeira.