Ufal inicia obras de nova sede da Unidade de Santana do Ipanema

Área que foi cedida pela prefeitura da cidade do sertão alagoano comportará dois blocos

- Atualizado em
Representantes da Ufal e da empresa Sandaluz Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas, visitaram o espaço na última quinta-feira (5)

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo com informações de Anderson Santos – jornalista colaborador

As obras da nova sede da Unidade de Santana do Ipanema ligada ao Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas tiveram início neste mês com a terraplanagem do terreno que fica em frente ao Hospital Regional Doutor Clodolfo Rodrigues de Melo, localizado no bairro Santo Antônio. O local para a construção de dois blocos foi doado pela Prefeitura do município e está previsto para finalizar a primeira etapa em 26 de dezembro do próximo ano.

Na última quinta-feira (5), representantes da Ufal e da empresa Sandaluz Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas, contratada em dezembro do ano passado, visitaram o local para vistorias das obras. Nesta visita estavam presentes o diretor acadêmico do Campus do Sertão, Ivamilson Barbalho; a superintendente de infraestrutura da Ufal, Nélia Callado; o gerente de projetos e obras da Ufal, Amaury Teixeira; o coordenador-geral da Unidade, José Francisco Amorim; o coordenador acadêmico, Fabrício Rios; além de Luciano Barbosa e Emerson Lima, da comissão de obras; o engenheiro civil do Campus do Sertão, Keke Rosberg e o representante da empresa Sandaluz, Santiago Nepomuceno.

O coordenador José Francisco Amorim destacou a importância da obra para a Ufal em Santana do Ipanema. “Considero o início da obra como mais um forte passo rumo à concretização da interiorização da Universidade, principalmente no quesito da formação com qualidade, voltada ao desenvolvimento local que a presença da Ufal em Santana do Ipanema oferece à população e ao mercado do Sertão Alagoano”, ressaltou.

O diretor acadêmico do Campus do Sertão, Ivamilson Barbalho, afirma que há uma enorme alegria e expectativa tomando conta a comunidade acadêmica para que a obra possa avançar durante o ano de 2015. “Esse empreendimento tem por objetivo atender as demandas por espaço de trabalho, produção intelectual, ensino, pesquisa e extensão entre professores, estudantes e técnicos”, pontuou.

A direção do campus, a coordenação da unidade de Santana do Ipanema e a Comissão de obras firmaram um acordo com a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), que acompanhará e fiscalizar a obra, e garantir o repasse a todos das decisões tomadas durante o período de sua execução. Ivamilson afirmou também que espera, durante o ano, ser possível que o primeiro dos dois blocos em construção esteja pronto, propiciando, portanto, que a comunidade acadêmica inicie suas atividades de ensino e administrativas.