Ufal consegue apoio da Prefeitura de Maceió para Caiite e Bienal de Alagoas

Prefeito Rui Palmeira confirma parceria com a Universidade para realização dos dois eventos; vale-livro será mantido

10/03/2015 23h17 - Atualizado em 10/03/2015 às 23h52
Reunião da equipe da Ufal com o prefeito Rui Palmeira e os secretários Ana Dayse, Vinícius Palmeira e Clayton Santos

Simoneide Araújo – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas recebeu sinal positivo do prefeito Rui Palmeira para realização do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015) e da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Ele garantiu apoio aos dois eventos durante reunião, na última segunda-feira (9), com o reitor Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha e equipe da Editora da Ufal, liderada por Stela Lameiras.

Rui Palmeira destacou a importância dos eventos, sobretudo a Bienal que vai retratar os 200 anos de Maceió. “A Prefeitura vai estar junto da Ufal, apoiando a Bienal e o Caiite; já apoiamos em anos anteriores e comprovamos o sucesso dos dois eventos, principalmente a Bienal no que diz respeito aos alunos e professores da rede municipal de ensino, que tiveram pela primeira vez o vale-livro. Foi um sucesso muito grande e queremos reeditar esse ano, porque entendemos a importância da Bienal, que vai trazer a discussão sobre os 200 anos de Maceió”, revelou.

Ao lado dos secretários de Educação, Ana Dayse Dorea; de Comunicação, Clayton Santos e do presidente Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, o prefeito recebeu os projetos dos dois eventos e prometeu estudar de qual forma será o apoio ao Caiite, a ser realizado de 15 a 20 de junho e à Bienal de Alagoas, marcada para acontecer de 20 a 29 de novembro. “Contem conosco! São ações positivas que refletem em todo Estado de Alagoas, não só em Maceió”, disse Rui Palmeira à equipe da Ufal.

Para Eurico Lôbo, a intenção da Universidade é manter sempre a parceria com a Prefeitura de Maceió, não só para promoção desses dois grandes eventos. “Queremos ampliar a interação com a Prefeitura de diferentes formas e colocar para a sociedade um momento rico, do ponto de vista cultural, artístico e científico, que está inserido no Caiite e na Bienal”, destacou o reitor.

Stela Lameiras anuncia que os contatos para preparar a próxima Bienal começou logo após a 6ª edição, em 2013. “A parceria com a Prefeitura de Maceió está sendo construída há muito tempo, principalmente porque vamos trazer os 200 anos da cidade de Maceió. Que tenhamos o sucesso de público como na vez passada, que chegamos a mais de 250 mil pessoas, mas também em qualidade”, proclamou.

Caiite 2015

A vice-reitora Rachel Rocha agradeceu o apoio que a Prefeitura tem dado ao Caiite, um evento acadêmico antes realizado apenas para o público universitário pelas respectivas instituições de ensino superior, parceiras desse evento e que, a partir de 2013, conseguiu tomar proporções bem maiores, aberto à sociedade alagoana e totalmente gratuito. “O Caiite é uma bienal da ciência. É um evento ainda menor que a Bienal de Alagoas, claro, mas a cada ano temos ampliado o nosso público. Na edição passada, tivemos uma experiência muito interessante, a partir da parceria com a Semed [Secretaria Municipal de Educação], porque ampliamos nosso público para o ensino fundamental, que são nossos futuros universitários”, pontuou Rachel, destacando também, a parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) e com a Fundação Cultural.

Rachel também destacou que o Caiite trará a temática dos 200 anos de Maceió, cujo tema começou a ser tratado ainda na edição anterior, com uma mesa-redonda que colocou em pauta essa data. Ela apresentou o projeto e destacou os espaços que serão trabalhados no evento deste ano, dividido em cinco eixos dentro da temática Desafios para Alagoas.