Projeto Itinerário Novos Ciclos encenará peças em vagões de trens

Também será realizada oficina para compartilhar experiências sobre esse projeto

- Atualizado em
Projeto Itinerário Novos Ciclos encenará peças em vagões de trens

Lenilda Luna – jornalista

Nos dias 12 a 14 de março, estudantes do curso de Teatro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão realizar apresentações nos vagões de trens e VLTs de Maceió. Já no próximo dia 17, acontecerá uma oficina gratuita, no Espaço Cultural da praça Sinimbu, no Centro de Maceió. Os atores, que fazem parte do projeto Itinerário Novos Ciclos falarão, durante a oficina, sobre a experiência de encenação em espaços não convencionais e aplicarão alguns dos principais exercícios e jogos utilizados nesses processos criativos.

O Projeto Itinerário Novos Ciclos é definido pelos integrantes como “uma prática teatral laboratorial fundamentada na pedagogia da encenação, que prioriza o trabalho colaborativo e a democratização do consumo ao teatro”. O projeto teve inicio com o apoio do Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Nos últimos meses, um grupo de artistas estudantes vem desenvolvendo ações teatrais voltadas à comunidade usuárias do transporte ferroviário alagoano. “Durante esse tempo aperfeiçoamos nosso trabalho, buscando construir um espetáculo acessível, critico e de qualidade que valorize a cultura da alagoana, colocando o espectador como ser atuante no espetáculo”, ressaltam os integrantes do grupo.

Segundo o grupo, o principal intuito dessa ocupação é levar aos usuários desses tipos de transportes um teatro que promova diversão e reflexão a partir de encenações que abordem temas de cunho afetivo e social, possibilitando aos espectadores através do contato com o fazer artístico uma sensibilização poética, estética e política.