Instituto de Matemática realiza 5º Workshop de Geometria Diferencial

Evento reúne pesquisadores internacionais em Maceió

- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

Entre os dias 16 e 20 de março, o Instituto de Matemática (IM) reúne estudiosos de diversas partes do mundo para o 5º Workshop de Geometria Diferencial. O Hotel Radisson servirá de ponto de encontro para dezenas de pesquisadores renomados, de instituições nacionais e internacionais, como Peter Topping, da University of Warwick; Laurent Hauswirth, da Paris-Est; Richard Schoen, de Stanford e Harold Rosenberg, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), possam debater suas últimas descobertas.

No Workshop, os participantes deverão abordar as investigações mais recentes da Geometria Diferencial, além de aproveitar a ocasião como forma de ampliar as colaborações científicas na área. “A pesquisa dos palestrantes convidados é do mais alto nível, cobrindo temas como fluxo de Ricci e outros fluxos geométricos, geometria Kahleriana, superfícies mínimas e curvatura média constantes”, diz a página do evento.

Um dos responsáveis pela escolha da Ufal como instituição anfitriã desse evento é o fato de ser organizada por Fernando Codá, ex-aluno da Universidade e hoje professor de Princeton. Ele ficou famoso internacionalmente e chegou a concorrer à Medalha Fields, em 2013, por provar, juntamente com o português André Neves, a conjectura de Wilmore, proposto pelo matemático inglês, Thomas Wilmore, em 1965, e até então não solucionada.

Além da apresentação dos palestrantes convidados, o evento contará com um minicurso sobre A segunda variação da área de superfícies mínimas, com Davi Máximo, da Universidade de Stanford. As inscrições ainda podem ser realizadas na página do evento. Lá, é possível encontrar mais informações sobre o minicurso, horários e a lista completa de integrantes do programa.