Ufal promove o 1º Seminário de Prevenção de LER e Dort

Objetivo do evento é sensibilizar servidores para as doenças relacionadas ao trabalho

09/02/2015 14h13 - Atualizado em 09/02/2015 às 19h39

Janaina Alves – relações públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza no próximo dia 26 de fevereiro o 1º Simpósio de Prevenção de LER e Dort, no auditório do Hospital Universitário, a partir das 8h30. O objetivo é sensibilizar os servidores da Ufal quanto aos aspectos relacionados ao ambiente de laboral que podem desencadear as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou as Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (Dort).

O evento é voltado a profissionais do HU e a servidores da Ufal. A iniciativa é da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Hospital Universitário (HU).

De acordo com o fisioterapeuta do trabalho, Deivson Oliveira, é cada vez maior o número de servidores afetados por sintomas dessas doenças. “Levantamentos realizados pela unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Ufal têm mostrado índices de queixas de dores musculoesqueléticas acima de 50%. A coluna vertebral e os ombros são as regiões do corpo mais acometidas. Os problemas dessa natureza são a segunda maior causa de afastamento de servidores para tratamento de saúde”, disse.

A programação do evento contará com uma mesa-redonda para discutir, além do tema principal, os acidentes de trabalho e o equilíbrio emocional do trabalhador. “Eventos como esse são relevantes ao discutir medidas de prevenção ao surgimento dos sintomas musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, bem como sensibilizar o público sobre a importância da sua notificação, considerando que o HU é hospital sentinela para a notificação desses agravos”, comentou Deivson.

Os interessados em participar, podem se inscrever clicando aqui. Para outras informações, entrar em contato com a equipe da CQVT, por meio do telefone 3214-1136.