Ufal inicia pré-matrícula dos candidatos convocados em segunda e terceira chamadas

Expectativa é que mais 15 mil alunos compareçam nos três campi da Universidade; em Maceió, autenticação de documentos é na Reitoria

20/02/2015 15h10
Autenticação de documentos na Reitoria

Lenilda Luna - jornalista

Foi iniciada nesta sexta-feira, 20, a pré-matrícula dos candidatos convocados em segunda e em terceira chamadas na lista de espera para os cursos da Universidade Federal de Alagoas. As vagas surgiram por desistência ou não comparecimento dos candidatos aprovados na primeira classificação, que fizeram a pré-matrícula no fim de janeiro.

Os classificados e suplentes devem comparecer até a próxima terça-feira, 24, nos locais de pré-matrícula definidos em edital, publicado no site da Copeve. A ausência do candidato será considerada como desistência, sendo convocado o candidato seguinte, de acordo com a ordem de classificação do Sisu 2015.

De acordo com o Edital 06/2015, os convocados estão realizando as pré-matrículas para vagas em aberto nos cursos do Campus A.C. Simões, em Maceió, Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Espaço Cultural Universitário e as unidade avançadas de Ensino do Campus Arapiraca em Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa.

Pelo Edital 07/2015, que traz a relação da terceira chamada, os classificados e suplentes farão a pré-matrícula nas sedes do Campus Arapiraca e do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, e na Unidade Avançada de Ensino de Santana do Ipanema.

Como estão sendo convocados classificados e suplentes, a quantidade de candidatos dessa vez é muito maior do que na primeira chamada. Só para Maceió, em segunda chamada, foram 12.330 convocados. "Para não perder a vaga, é importante que o candidato fique atento aos documentos exigidos em edital e traga as originais para a autenticação das cópias", alertou Daniel Cordeiro, da Pró-reitoria de Graduação.

No caso de ampla concorrência, o candidato classificado será considerado pré-matrículado. Já no sistema de cotas, a banca examinadora vai avaliar a documentação que comprova os critérios para cada tipo de demanda. "Na primeira chamada, tivemos alguns candidatos indeferidos por não apresentarem a inscrição no Cadastra Único dos programas sociais do Governo, o CadÚnico. Por isso, ressaltamos a necessidade de ler o edital com atenção", destacou Daniel.

As autenticações de documentos para os candidatos de Maceió estão sendo realizadas no prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões. Desde as seis horas da manhã, a fila começou a ser formada, dando voltas no prédio. Entre os candidatos, Manoel Florêncio estava ansioso. "Estou na suplência para o curso de Direito, pelo sistema de cotas, e tenho muita esperança de ser aprovado", disse o estudante.

Jeamerson Farias, candidato ao curso de Jornalismo por ampla concorrência, também está na suplência, mas acredita na possibilidade de conseguir entrar nesse primeiro semestre. "Essa foi minha primeira opção e tenho muita vontade de fazer Jornalismo. Li o edital com atenção para trazer toda a documentação exigida e agora vou torcer para ser classificado", relatou o estudante.

Acesse os editais:

Edital 06/2015 - Segunda chamada