Ufal Verão 2015 atrai mais de três mil pessoas

Cursos começam na próxima semana, no Campus A.C. Simões, em Maceió

15/01/2015 10h49 - Atualizado em 19/01/2015 às 10h22

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo 

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove de 19 a 30 de janeiro, próximas semanas, o Ufal Verão 2015. Realizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), contará com uma vasta programação incluindo os Cursos de Verão e a 1ª edição do Circuito Saúde que acontece no dia 24, pela manhã e à tarde. Ambas atividades serão voltadas a toda sociedade. 

Foram ofertadas 1.404 vagas para 49 cursos distintos, totalizando mais de três mil pessoas inscritas na ficha principal e no cadastro reserva. De acordo com a Proex, os inscritos (ficha principal e cadastro reserva) nas atividades do Campus A.C. Simões, em Maceió, deverão fazer seu credenciamento no antigo Restaurante Universitário (RU), localizado na Praça da Paz, no dia e horário referentes ao curso em que se inscreveu. 

O credenciamento dos cursos da manhã será realizado das 7h às 8h e os da tarde das 13h às 14h. Os inscritos da ficha principal que não comparecerem nos dias e horários estabelecidos perderão a vaga e a organização convocará os do cadastro reserva que também deverão estar no dia do credenciamento para garantir sua inscrição nas vagas remanescentes. 

Segundo o professor José Roberto Santos, coordenador dos Projetos de Extensão da Proex, o Ufal Verão é uma oportunidade de a Universidade estreitar o contato com a comunidade dentro do campus. “Nesse período de férias estamos com salas ociosas, então é o momento propício da gente trazer a população para cá, e é importante porque é um encontro de saberes, de compartilharmos conhecimento para a partir daí analisarmos a demanda da sociedade e criarmos projetos que atendam toda a comunidade”, pontuou. 

O professor afirma que a grande novidade deste ano é o Circuito Saúde que será dividido em 11 estações com diversos tipos de atendimento como o odontológico, nutricional, entre outros. “A gente vai tentar juntar toda área de saúde da Ufal e prestar serviço para a comunidade num atendimento rápido, entretanto esperamos que esse atendimento seja o pontapé inicial para ações de longo prazo. Não é uma ação pontual, ela tende a ter um acompanhamento durante todo o ano, para os pacientes com casos agudos os residentes e professores poderão tanto prescrever receitas como encaminhá-los para o HU”, finalizou. 

Durante o Circuito Saúde quem vier acompanhado de crianças poderá deixá-las no hall da Reitoria, onde acontecem diversas atividades lúdicas para os pequenos, como rapel, orientadas por instrutores presentes no local.

Confira abaixo o dia de credenciamento referente a cada curso e a programação completa do Ufal Verão 2015.