Ufal realiza 1º Circuito de Saúde para comunidades circunvizinhas

Iniciativa oferecerá atendimento médico e odontológico e preza pelo bem-estar da população

09/01/2015 15h56 - Atualizado em 09/01/2015 às 16h00

Andrew Pereira - estudante de Relações Públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza no sábado, 24 de janeiro, o 1º Circuito de Saúde. A iniciativa tem como objetivo promover ações voltadas para as comunidades circunvizinhas ao Campus A.C. Simões, em Maceió. O evento será organizado por professores e alunos da área de saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) além de contar com técnicos e residentes do Hospital Universitário (HU) e da profissionais da Pró-reitoria de Extensão (Proex), órgão responsável pela logística do evento.

A iniciativa faz parte do projeto Ufal Verão 2015, que será realizado entre 19 a 30 deste mês e visa integrar a área da saúde como um todo dentro de um projeto social. “Vamos interagir com as comunidades e trabalhar com aquilo que temos de melhor: o conhecimento. Planejamos proporcionar às comunidades circunvizinhas da Ufal informações sobre a saúde, além de estarmos mais próximos. A extensão trabalha com demandas da sociedade e situações como essas podem se transformar em fonte de pesquisa”, explica José Roberto Santos, um dos organizadores do Circuito e coordenador dos projetos de extensão.

A Proex foi também a responsável por levar a ideia para os representantes da área de saúde, no intuito de que esta edição do Circuito seja a primeira de várias atividades semelhantes. Estudantes e profissionais, por sua vez, irão atender gratuitamente e coletarão informações dos pacientes. “Vamos aferir pressão e glicemia, orientar saúde alimentar, saúde bucal e informações sobre a saúde do idoso e de crianças. Os casos que precisarem de acompanhamento serão encaminhados para o HU.” revela o professor José Roberto.