Ufal integra Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Universidade terá acesso à Comunidade Acadêmica Federada, ao programa Dreamspark da Microsoft e ao Portal de Periódicos da Capes

12/01/2015 11h19 - Atualizado em 19/01/2015 às 12h04
Os servidores Diogo Almeida e João Roberto, analistas de Tecnologia da Informação, e o diretor do NTI, Alan Pedro da Silva

Os servidores Diogo Almeida e João Roberto, analistas de Tecnologia da Informação, e o diretor do NTI, Alan Pedro da Silva

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo 

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) agora faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com a adesão, a instituição passará a ter acesso à Comunidade Acadêmica Federada (Cafe), ao programa Dreamspark da Microsoft e ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ação que beneficia a comunidade universitária, sejam estudantes, docentes ou servidores técnico-administrativos. 

Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal, Alan Pedro da Silva, a ação é importante para a comunidade acadêmica interagir com os diversos serviços compartilhados entre as instituições que fazem parte da Cafe. “Como serviços de computação de alto desempenho, além de bibliotecas específicas. Também terá acesso ao Portal de Periódicos da Capes que pode ser acessado de forma federada, ou seja, com o login e senha dos sistemas da Ufal, como Sieweb, Moodle e SIG”, explicou. 

Na Ufal, os servidores Diogo Almeida e João Roberto, analistas de Tecnologia da Informação do NTI, foram os responsáveis pela implantação da rede. Segundo Diogo, por meio da Cafe, a Universidade também passará a ter acesso ao Portal de Periódicos da Capes, o qual ele considera de grande importância. 

O ingresso do Portal de Periódicos como um Provedor de Serviço disponível aos integrantes da Cafe trouxe um grande avanço para as universidades federadas. A Ufal já contava com um serviço de acesso remoto ao Portal, que era feito por meio de um servidor Proxy. No entanto, vários pesquisadores tinham problemas em configurar o navegador. A adesão à Cafe assegura o acesso integral ao Portal sem a necessidade dessa configuração”, explicou o analista. 

A Ufal também terá acesso ao programa Dreamspark da Microsoft. Ele oferece software para download gratuito para estudantes de nível superior, dá suporte a educação técnica para fins de aprendizado, ensino e pesquisa e já é oferecido em diversos países por meio de federações acadêmicas como a Cafe. Para instituições acadêmicas, ele fornece uma maneira econômica de colocar as ferramentas, as plataformas e os servidores de desenvolvedor da Microsoft em laboratórios e salas de aula e nos computadores dos seus alunos e corpo docente para fins de aprendizado e pesquisa. 

Sobre a Cafe 

A RNP é responsável pela gestão do serviço e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação. As instituições pertencentes à Cafe podem atuar como provedoras de identidade (IdP) e como provedoras de serviço. As organizações usuárias da RNP que atuam como provedores de identidade têm atualmente um subsídio completo no preço associado ao uso do serviço da Cafe. Além disso, nenhum dos acordos atuais prevê qualquer custo para os provedores de serviço. 

A Cafe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais. 

Veja aqui mais informações.