Tênis de mesa fortalece integração do Campus do Sertão com a comunidade

Prática desportiva tem participação de alunos da Ufal e de escolas públicas de Delmiro Gouveia

06/01/2015 13h42 - Atualizado em 06/01/2015 às 14h16
Sede do Campus do Sertão é o local onde os alunos de escolas públicas praticam tênis de mesa

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas chegou ao interior para levar educação superior e desenvolvimento ao Estado. Mas, além da formação acadêmica, a proposta do Campus do Sertão é oferecer atividades que aproximem, cada vez mais, a instituição da comunidade. Assim surgiu o Projeto Tênis de Mesa no Sertão, uma prática desportiva que promove a integração de alunos da Ufal e de escolas públicas de Delmiro Gouveia.

Em setembro de 2012, o Campus do Sertão foi contemplado com materiais e equipamentos esportivos disponibilizados pela Pró-reitoria Estudantil (Proest). A partir de então, foi criado o Núcleo de Atividades Físicas e Esportes (Nafe), para fomentar a prática de várias modalidades esportivas. Contando com essa infraestrutura, o técnico em Assuntos Educacionais, Rogério Brilhante Gonçalves, apresentou o projeto de extensão Tênis de Mesa no Sertão: uma proposta pioneira na terra do Pioneiro

Segundo Rogério, o principal objetivo era estimular a prática de um esporte olímpico que atrai pessoas de todas as idades. "Já no primeiro ano, o Projeto Tênis de Mesa no Sertão contemplou diretamente 92 pessoas e realizou oficina em parceria com a Federação Alagoana de Tênis de Mesa. Temos treinamentos semanais regulares e promovemos um torneio aberto à comunidade local. Agora estamos na segunda fase do projeto, em parceria com a Escola Municipal Eliseu Norberto, onde são ministradas aulas do esporte", relatou Rogério Gonçalves.

O projeto conta com a colaboração de alunos, técnicos, professores da Ufal, da Federação Alagoana de Tênis de Mesa, além da Proest, por meio da Gerência de Esportes, como também a Direção Geral e Acadêmica do Campus do Sertão. Com a realização do Festival de Esportes, mais pessoas da comunidade estão se interessando pelo Tênis de Mesa. "O evento é promovido pela Gerência de Esportes e os alunos da Escola Municipal Raimyson Silva Nascimento também pediram para frequentar as aulas no campus, depois de acompanhar o desempenho dos nossos atletas na segunda edição do evento", contou Rogério.

Além de incentivar o esporte e o lazer, o Projeto Tênis de Mesa no Sertão tem também buscado interagir com a área de ensino do próprio Campus, numa perspectiva multidisciplinar. "Os atletas do projeto estão colaborando com a confecção de um protótipo de robô lançador de bolas de tênis de mesa, que está sendo conduzida por uma equipe de estudantes do curso de Engenharia da Produção, como exigência da disciplina Engenharia do Produto 2", informou Rogério Brilhante.