Editora Internacional lança livro de docente do Instituto de Computação

Livro, editado pela Editora Springer, é resultado da tese de doutorado do professor Márcio Ribeiro, escolhida como a melhor em 2012

05/01/2015 11h32 - Atualizado em 05/01/2015 às 16h44
Professor Márcio Ribeiro, uma das referências também internacional na área de computação

Professor Márcio Ribeiro, uma das referências também internacional na área de computação

Diana Monteiro - jornalista 

É do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas a melhor pesquisa no país em computação e referência internacional nessa área, que mostra uma técnica para evitar erros durante a manutenção de Linhas de Produtos de Software. A técnica foi desenvolvida pelo professor Márcio Ribeiro e resultou na publicação do livro “Emergent Interfaces for Feature Modularization” pela Editora Springer, lançado recentemente. A Springer é uma editora mundial baseada na Alemanha que faz publicação de livros e periódicos de artigos com foco em ciência, tecnologia, matemática e medicina. 

O livro consiste em uma contribuição para melhorar também, a produtividade e diminuição de custos no desenvolvimento de Linhas de Produtos de Software e tem como público alvo alunos da pós-graduação em Ciência da computação e áreas afins. O prefácio é assinado pelo professor Alessandro Garcia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro. Alessandro enaltece o trabalho do pesquisador ao mencionar que a honra dizer de conhecer um jovem talentoso que trouxe ideias brilhantes de como lidar com variabilidade em sistemas de software. 

A técnica desenvolvida e que resultou na publicação do livro, é fruto do doutorado de Márcio Ribeiro realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas com estudos feitos também em laboratórios do Instituto de Computação da Ufal e na Universidade de Marburg, na Alemanha. O trabalho teve a orientação do professor Paulo Borba da UFPE e co-orientação do professor Claus Brabrand da IT University of Copenhagen, na Dinamarca. 

Destaco a importância inconteste do professor Paulo Borba na orientação do meu trabalho, do papel fundamental que teve para minha formação e para a minha carreira como pesquisador que culminou com a publicação do livro”, frisou Márcio Ribeiro. 

No Instituto de Computação da Ufal, em sua atividade docente, Márcio integra o Grupo de Pesquisa Easy (Engineering and Systems Group) do CNPq que envolve alunos da graduação e pós-graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação. É também vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. 

Trajetória 

Como toda caminhada vitoriosa é fruto de muita obstinação e dedicação, a trajetória do pesquisador alagoano é marcada por muitas vitórias, destaque e participação ativa no mundo da ciência da computação levando à Universidade Federal de Alagoas a ficar antenada com o avanço científico e tecnológico. 

Márcio participa de comitês de programa internacionais e já organizou workshops internacionais (como o 6th International Workshop on Feature-Oriented Software Development, realizado na Suécia) e a principal conferência acadêmica de software do Brasil, o Congresso Brasileiro de Software, realizado em Maceió em 2014. Baldoino Fonseca e Leandro Dias, também docentes do IC, foram os outros coordenadores gerais em conjunto com Márcio. onde é apontado como uma das referências nessa área também fora do país. 

Pela pesquisa sobre Linhas de Produtos de Sofwtare, o professor Márcio Ribeiro já havia sido premiado em eventos científicos nacionais e internacionais. Em 2010, com a tese ainda em andamento, Márcio Ribeiro recebeu nos Estados Unidos o Prêmio Jonh Vlissides, que é concedido anualmente para o doutorando participante do simpósio de doutorado da conferência OOPSLA (o mais importante evento científico na área de linguagens de programação orientadas a objetos, sistemas e aplicações) que demonstrar um projeto significativo na aplicação de pesquisa em software. O professor alagoano foi o primeiro brasileiro a ser contemplado por essa distinção acadêmica. 

Mais premiações 

Em 2011 no Congresso Brasileiro de Software, em São Paulo, a ferramenta proposta pelo pesquisador alagoano foi considerada a melhor daquele ano, e em 2013 no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, dentre os 40 trabalhos na área submetidos para a seleção a sua tese “Emergenter Feature Modularization” obteve o primeiro lugar, dentre os seis selecionados no evento. 

Nos anais da 36th International Conference on Software Engineering (ICSE) (36ª Conferência, de Engenharia de Software), realizada em maio deste ano na Índia, consta um artigo dele sobre o trabalho científico desenvolvido. Para se ter ideia do porte do evento e da alta qualificação dos trabalhos científicos elaborados com foco na disputa pela publicação, em trinta e seis anos de realização da conferência , 65% dos artigos são da América do Norte; 24% da Europa; 10% da Ásia/Pacífico; e 1% por cento para o resto do mundo, incluindo o Brasil. 

O livro encontra-se à venda no site da Springer e no site da Amazon.com.

Estudo científico 

A parte prática da pesquisa de Márcio Ribeiro sobre Linhas de Produtos de Software foi feita em três laboratórios para os experimentos e testes da ferramenta produzida e envolveu um total de trinta pessoas. O experimento realizado no laboratório da Universidade de Marburg, na Alemanha, contou com a participação de seis alunos de mestrado e doutorado daquela instituição; na Universidade Federal de Pernambuco, onde realizou o doutorado, envolveu dez alunos também de mestrado e doutorado; e na Universidade Federal de Alagoas, houve a participação de 14 alunos de graduação. 

O pesquisador destacou que os experimentos foram feitos nas citadas instituições durante um ano e meio para a avaliação dos benefícios trazidos pela ferramenta constatando-se nesse período o objetivo proposto: “Concluiu-se a eficácia da técnica para redução de custos, relativos à diminuição de erros introduzidos nos sistemas de softwares e redução em três vezes menos tempo para concluir tarefas de manutenção Linhas de Produtos de Software”, afirmou.