Decisão de Conselho da Ufal sobre início das aulas tem repercussão nacional

Universidade foi uma das primeiras instituições a divulgar calendário 2015 e informações sobre mudança no edital para o Sisu

05/01/2015 11h02 - Atualizado em 09/01/2015 às 15h57

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A decisão do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em confirmar o dia 9 de março como data para o início do ano letivo de 2015 teve repercussão nacional. O Estadão publicou recentemente, em um blog específico sobre o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que a Ufal e a Universidade Federal do Sergipe (UFS) estão entre as primeiras que divulgaram a data e as mudanças recentes para o novo edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2015.

Na Ufal, a vice-reitora Rachel Rocha se reuniu com representantes da Copeve, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Procuradoria Federal para discutirem o novo formato do edital da Ufal para o Sisu a ser divulgado em breve. Na ocasião, foram divulgadas duas principais novidades do Sisu em 2015: haverá apenas uma única chamada definida pelo Ministério da Educação e a utilização do sistema CadÚnico.

“A primeira novidade é que, por meio de uma exigência do MEC, será realizada uma única chamada e, logo em seguida, passaremos direto para a Lista de Espera que é gerenciada pela Ufal por meio da Copeve. A outra boa novidade é a utilização do CadÚnico [Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal], de forma complementar ou exclusiva, para a comprovação de renda dos candidatos cotistas”, explicou Amauri Barros.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensais de até meio salário-mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos. Além disso, permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

No Facebook, a fanpage Entenda o ENEM – com Mateus Prado também repercutiu a notícia da Universidade sobre o novo calendário acadêmico e o novo edital para o Sisu e obteve diversos comentários. O foco é a aprovação da data de início do ano letivo 2015, em relação às outras instituições, que beneficia tanto “feras” quanto veteranos.

Datas

Segundo o novo ministro da Educação, Cid Gomes, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão previstas para sair na segunda semana de janeiro. Antes, porém, de acordo com o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, a Ufal deve publicar edital, divulgando a quantidade de vagas para a seleção deste ano.

Com isso, os candidatos poderão se inscrever no Sisu entre os dias 19 e 24 de janeiro com resultado divulgado no dia 26. Então, haverá uma primeira e única chamada com matrículas a serem realizadas de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.

Amauri Barros ressalta ainda que haverá a lista de espera, cuja previsão de publicação para inscrição dos candidatos é dia 26 de janeiro. Leia mais clicando aqui.