Ufal lança Programa para Qualidade e Excelência da Pós-graduação

Professor Emídio Cantídio fez a apresentação do programa nacional

10/12/2014 20h45 - Atualizado em 11/12/2014 às 17h34
Reitor Eurico Lôbo faz abertura oficial do Seminário

Reitor Eurico Lôbo faz abertura oficial do Seminário

Diana Monteiro - jornalista 

Representantes dos três segmentos universitários participaram na manhã desta quarta-feira ,(10), no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, do lançamento do Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação (PEXPG) da Universidade Federal de Alagoas, que visa aprofundar e intensificar as ações institucionais voltadas à consolidação das atividades de pesquisa e pós-graduação, tendo como premissa norteadora qualidade em busca da excelência. 

A Ufal conta atualmente com 36 cursos de mestrado e 12 doutorados em diversas áreas de conhecimento. Na abertura, o reitor Eurico Lôbo destacou o crescimento da instituição nessa área,  e a importância do engajamento de todos para um maior alcance do programa. 

A solenidade trouxe para a Ufal o coordenador em nível nacional do programa, Emídio Cantídio; o diretor de programas de bolsas da Capes, Márcio de Castro Filho e o conselheiro nacional de Educação, José Fernandes de Lima. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), parceira em diversas ações, se fez representar pela presidente Janesmar Cavalcante. “Esse triângulo Ufal, Fapeal e Capes é importante para a qualidade e crescimento da pós-graduação”, frisou. A vice-reitora Rachel Rocha também considerou um momento histórico o lançamento do programa que vai direcionar o crescimento com excelência.   

O professor Emídio Cantídio, que integra o corpo docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e foi diretor do Programa de Bolsas da Capes, fez a apresentação do programa nacional, já implantado em algumas instituições de ensino superior. Ele informou que o país conta atualmente com 3.756 programas de pós-graduação e o Sudeste e o Sul destacam - se como as regiões mais contempladas com bolsas da Capes. Ele destacou a necessidade de um programa de metas para a Ufal, assim como o planejamento das ações que visem à qualidade, ampliação do relacionamento com a administração superior e modernização na gestão do programa. 

Qualidade e Excelência 

O Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação (PEXPG) da Universidade Federal de Alagoas foi apresentado pela pró-reitora Simoni Meneghetti e destaca o engajamento de pesquisadores com reflexos no aumento e reforço dos grupos de pesquisa: 101 em 2003 para atualmente 270 grupos. Outra evidência de avanços nas atividades de pesquisa e pós-graduação refere-se à evolução de sua produção científica. 

“Como exemplo, podemos tomar a quantidade anual de artigos publicados em periódicos internacionais indexados em 2004 para aproximadamente 300 em 2013, acumulando 1.903 publicações que totalizam 9 mil citações destes trabalhos no mesmo período”, cita Simoni. 

Para promover a contínua avaliação de desempenho dos Programas de Pós-Graduação da Ufal objetivando atingir padrões de qualidade em nível nacional e internacional, a pró-reitora informa que serão constituídos Comitês de Acompanhamento para cada curso dessa área, formado por dois consultores externos e um interno, com a função de auxiliar o colegiado dos programas a elaborar um plano de metas. 

O Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação elaborado para a Ufal visando intensificar e fortalecer ações na área contempla também: infraeestrutura; recursos humanos (dimensão, capacitação e valorização); publicação de artigos científicos; manutenção de equipamentos; incentivo à qualificação das revistas científicas; internacionalização das pós-graduações; divulgação de fontes de financiamento à pesquisa; Prêmios Ufal (tese e dissertação e de mérito científico); e ciclo de conferências magnas. 

Em 53 anos de existência, as atividades de pesquisa e ensino de pós-graduação da Ufal estão em consolidação. O primeiro mestrado, o de Letras foi criado em 1988, seguido dos mestrados em Física e Química, em 1992. A partir desses cursos se organizou um crescimento geométrico na área com a criação dos demais programas de pós-graduações.