Ufal formará 30 enfermeiros especialistas em obstetrícia até o fim de 2015

Universidade alagoana é uma das 17 instituições financiadas pelo Ministério da Saúde para promover a especialização

26/12/2014 14h05 - Atualizado em 26/12/2014 às 18h15
Professoras Ieda Andrade e Laíse  Caetano, da UFMG, são as tutoras da especialização em Alagoas

Professoras Ieda Andrade e Laíse Caetano, da UFMG, são as tutoras da especialização em Alagoas

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma das 17 instituições brasileiras de ensino superior escolhidas para executar o curso de especialização em Enfermagem Obstétrica da Rede Cegonha, um programa do Ministério da Saúde. A previsão dos organizadores é formar 30 profissionais no estado, no período de 15 meses - de outubro de 2014 a dezembro de 2015.

Alagoas é o único Estado onde a especialização é realizada em duas cidades, Maceió e Arapiraca. O curso ocorre em todo o Brasil e pretende formar, no total, 300 enfermeiros.

Segundo a professora de enfermagem da Ufal, Sandra Taveiros de Araújo, que coordena a especialização em Arapiraca, as instituições foram escolhidas conforme análise das regiões mais necessitadas de enfermeiros obstetras. "Desde 2005, Alagoas é vista pelo Ministério da Saúde como um dos estados de ações prioritárias de atenção à mulher e ao recém-nascido, por conta de seus indicadores, que aparecem nas pesquisas entre os piores do País", explicou.

Além da redução da mortalidade infantil e materna, entre os objetivos da iniciativa está a diminuição do número de partos cesáreos desnecessários. "Precisamos de mais enfermeiros qualificados para assistir a mulher no processo de parturição", explicou Sandra. "Nosso objetivo é mudar essa realidade, dando atendimento humanizado às mulheres na fase de vida reprodutiva e aos neonatos", acrescentou.

As aulas práticas serão realizadas em instituições integrantes da Rede Cegonha. Em Arapiraca, serão no 2º e 4º Centros de Sáude, no Hospital Regional de Arapiraca, na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e no Espaço Nascer. Já em Maceió, devem ocorrer no Hospital Universitário da Ufal, na Maternidade Nossa Senhora da Guia, na Maternidade Nossa Senhora de Fátima e na Maternidade Escola Santa Mônica.

Coordenação

A coordenação geral do programa é de responsabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que designou duplas de professores de Enfermagem para tutoriar o andamento dos cursos nas demais instituições participantes. As tutoras do curso em Alagoas são Ieda Maria Andrade Paulo e Laíse Conceição Caetano, que realizaram uma visita técnica à Ufal no início de dezembro. "A universidade, como centro formador, tem de estar inserida nesse importante cenário", destacou Ieda.

A especialização é presencial e envolve 16 professores da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), em Maceió, sob coordenação da professora Jovania Marques de Oliveira e Silva, e oito professores do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca.