Ufal é pioneira no país na oferta da disciplina Saúde da População Negra

Além de Medicina, a disciplina é extensiva aos cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social, Jornalismo e Relações Públicas

05/12/2014 13h55 - Atualizado em 14/10/2021 às 08h17
Professor Jorge Luís Riscado e equipe de trabalho

Professor Jorge Luís Riscado e equipe de trabalho

Diana Monteiro - jornalista 

A Universidade Federal de Alagoas foi e continua sendo pioneira dentre as instituições de ensino superior do país, na oferta da disciplina Saúde da População Negra para cursos de graduação. A disciplina eletiva foi implantada em 2007, está ancorada no curso de Medicina mas contempla outros cursos de graduação da instituição, a exemplo de Direito, Psicologia, Serviço Social, Jornalismo e Relações Públicas e tem como responsável o professor Jorge Luís Riscado. 

Riscado explica que para a importante iniciativa a instituição alagoana andou em consonância com a política nacional do Governo Federal, quando em 2005 em atendimento à reivindicação do movimento negro, instituiu a implantação de políticas públicas votadas à população negra no Brasil. “A Ufal trabalhou em parceria com o empenhado movimento negro local, representado na oportunidade pela professora Ângela Maria Benedita Bahia de Brito Bahia”, frisou. 

Sobre as precárias condições de vida da população negra, o professor enfatizou que têm raízes históricas advindas do contexto da Abolição da Escravatura, que mesmo sendo um fato histórico positivamente reconhecido, “lançou os negros à própria sorte”. “O movimento negro brasileiro sempre se mobilizou para a implementação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, moradia, habitação, saneamento, trabalho, trabalho e renda, dentre outras, enfim para a melhoria de suas vidas”, disse Jorge Riscado 

A disciplina ofertada na Ufal na perspectiva da saúde articula os conceitos e conteúdos sócio - antropológicos com a epidemiologia com as doenças mais prevalentes na população negra: anemia falciforme, glaucoma, hipertensão arterial, diabetes. As ações de extensão com essa finalidade, desenvolvem-se atualmente nos seguintes municípios: Penedo, Arapiraca, Taquarana, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Poço das Trincheiras, Monteirópolis e Pão de Açúcar. 

Contamos com a parceria da Coordenação de Assistência aos Falcêmicos, sob a responsabilidade da médica e professora Rosana Vilela e do cirurgião plástico Fernando Gomes, ambos do Hospital Universitário. O setor de Promoção da Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Alagoas também é parceiro das ações, e um destaque para a participação do Grupo de Falcêmicos local nas atividades da disciplina em sala de aula”, enfatizou Jorge Riscado. 

Pós-graduação 

A disciplina Saúde da população negra é ofertada a cada semestre letivo e ministrada na Faculdade de Medicina (Famed) às sextas-feiras, de 7h30 às 10h. Segundo o coordenador Luís Riscado, cada conteúdo programático é ministrado por um professor expertise no assunto e as visitas técnicas relativas aos Conteúdos de Religiosidade são feitas a um terreiro de umbanda ou candomblé e um quilombo, no caso o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. 

Dizendo que são muitos ainda os desafios, mesmo com a consolidação da disciplina, Riscado adianta que há uma proposta de se apresentar ao Programa de Mestrado Profissional de Ensino da Saúde da Ufal também uma disciplina eletiva sobre Raça, Racismo Institucional e Práticas na Saúde a partir de professores expertises no assunto e integrante do movimento negro com notório saber. 

Recentemente Luís Riscado esteve, a convite, participando de uma reunião da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçú, que realiza primeiro vestibular este ano. Na oportunidade ele levou o recorte de gênero e de relações étnico-raciais e saúde para serem incorporados nas agendas de professores e dos cursos de graduação ofertados por aquela instituição de ensino superior do país.