Projeto requalifica espaço de ex-presídio para Centro de Extensão do Campus Arapiraca

Iniciativa integra o Trabalho de Conclusão de Curso de graduado do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca

19/12/2014 12h13 - Atualizado em 19/12/2014 às 14h05
Projeto requalifica espaço de ex-presídio para Centro de Extensão do Campus Arapiraca

Projeto requalifica espaço de ex-presídio para Centro de Extensão do Campus Arapiraca

Diana Monteiro - jornalista 

Está pronto o projeto arquitetônico que transformará o então Presídio Desembargador Luiz de Oliveira e Souza em espaço de apoio à prática de extensão universitária do Campus Arapiraca. O projeto de requalificação é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Danilo Veríssimo da Silveira, sob a orientação da professora Thaisa Sampaio, do curso de Arquitetura e Urbanismo daquele campus e oferecerá estrutura para a promoção de ações artísticas, culturais e científicas também destinadas à comunidade em geral. 

Vizinho à sede do Campus Arapiraca o então presídio foi desativado e teve o prédio cedido à Universidade Federal de Alagoas pela prefeita Célia Rocha, em julho deste ano, oportunidade que reuniu o reitor Eurico Lôbo, os diretores do campus Eliane Cavalcanti e Arnaldo Tenório, e representantes do poder público municipal. A edificação atualmente tem uma área de 3.692, 95 m² e com o projeto de requalificação ganha mais espaço e passa para 3.795m². 

A professora Thaisa Sampaio informa que o trabalho acadêmico desenvolveu uma pesquisa sobre requalificação de unidades prisionais e propôs, por meio de uma metodologia chamada retrofit, a requalificação arquitetônica do presídio desativado para abrigar o futuro Centro de Extensão. “A obra integra a proposta do Plano Diretor do Campus Arapiraca e está entre as ações de médio prazo com conclusão prevista para 2016”, enfatizou Thaisa. 

Sobre a escolha do tema Projeto de Requalificação do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza enquanto espaço universitário, o graduado Danilo Veríssimo da Silveira diz que se deve à sua participação na então equipe que trabalhou na elaboração do Plano Diretor para o desenvolvimento territorial planejado do Campus Arapiraca, sede e unidades de Ensino Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. Segundo ele, viu na proposta de requalificação uma forma de contribuir para esse projeto que visa um espaço universitário com melhor qualidade. 

Novo tempo 

Danilo Veríssimo destaca que a proposta de requalificação é importante para o Campus Arapiraca e um dos aspectos é a implantação de uma nova fase no local, outrora considerado inseguro pela vizinhança com o então presídio, o que gerou vários conflitos e protestos pela comunidade universitária. Reforçou que com o início de um novo tempo a sede tem possibilidade de expandir, oferecendo mais oportunidades de vivência e aprendizado para a comunidade acadêmica.

O futuro Centro de Extensão junto aos demais equipamentos que integram a zona de integração da sede Arapiraca, consolidarão os ideais de campus aberto a diálogo e participação no cotidiano dos cidadãos arapiraquenses, contribuindo para a construção coletiva de um campus de qualidade”, diz Daniel. 

“Como componente da banca e como membro da equipe responsável pela elaboração do Plano Diretor, entendo o trabalho como uma contribuição de suma importância para o desenvolvimento físico e acadêmico do Campus Arapiraca”, destaca a professora Thaisa Sampaio.