Novo prédio do Instituto de Geografia é inaugurado em clima de felicidade e realização

São nove novos laboratórios e sete salas de aulas que começam a ser usados em 2015

11/12/2014 12h09 - Atualizado em 11/12/2014 às 17h08
Descerramento da placa do Novo Prédio do Igdema

Descerramento da placa do Novo Prédio do Igdema

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo 

Na tarde da última quarta-feira (10), o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) inaugurou em cerimônia solene, no Campus A.C. Simões, em Maceió, as instalações de seu novo prédio, com sete salas de aula e nove laboratórios, que atenderão aos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia, já a partir do primeiro semestre do próximo ano. 

O bloco que fica entre os blocos 6 e 7, que já eram utilizados pelo Instituto, une os dois prédios transformando o Igdema em uma única grande estrutura que já era esperada desde 2008, quando o primeiro projeto foi elaborado. As obras foram iniciadas em 2010, porém, no mesmo ano, a empresa responsável pela construção desistiu do processo e por razões burocráticas, para cancelamento e início de um novo processo licitatório, as obras foram retomadas em 2013 e finalizadas agora. 

A solenidade, que transcorreu em clima de felicidade e realização, contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo, da superintendente de infraestrutura, Nélia Callado e dos diretores do Igdema, José Vicente Ferreira e Silvana Quintella, além de vários pró-reitores, professores e técnicos da Unidade Acadêmica.

O professor José Vicente Ferreira, especialmente feliz, na véspera de seu aniversário, comemorou a entrega do novo prédio como um presente e falou sobre as perspectivas que a ampliação traz para o Instituto. “Este é um prédio que está nascendo atrasado, mas que representa a continuidade de um processo de crescimento e de ampliação de horizontes para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto para a graduação, quanto para a pós-graduação”, disse. 

Já para professora Silvana Quintella, o novo prédio é uma conquista importante, mas é apenas um primeiro passo para a estrutura que o Igdema precisa. “Estou muito feliz e emocionada. Esta é a minha casa e é muito bom vê-la crescendo, principalmente quando nós acabamos de receber cinco novos docentes e nossos alunos começam a retornar para a pós-graduação. Esse é um avanço muito importante para a geografia, mas vamos avançar mais, buscando a realização de mais um prédio, o que já consta no nosso PDU [Plano de Desenvolvimento Universitário], que é o que realmente precisamos”, afirmou. 

O reitor Eurico Lôbo falou que acompanhou de perto as obras deste prédio e registrou que a maior dificuldade são os entraves burocráticos. “Eu acompanhei de perto as lutas da antiga reitora, Ana Dayse Dórea, e sei de quantas frentes ela abriu para que hoje pudéssemos entregar tantas obras como esta aqui. Foram muitas dificuldades, desistências, cancelamento e reabertura de processos, mas conseguimos e o Igdema merece. Não posso também esquecer o papel fundamental da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura] e dizer que Universidade é isso mesmo: um processo de construção permanente”, concluiu. 

A cerimônia seguiu com o descerramento da placa e visita pelas instalações do prédio, que já está mobiliado e terá suas salas climatizadas até janeiro, para conhecimento das salas de aula e laboratórios que atenderão as áreas de hidroquímica, geomorfologia e solos, estudos do semiárido, sedimentologia, geografia econômica, geografia da população, estudos geográficos regionais e estudos geográficos do estado de Alagoas.