Museu Théo Brandão promove programação especial de Natal

Encontro de Folguedos Natalinos será na sexta-feira, 19, a partir das 19h

12/12/2014 11h00 - Atualizado em 19/12/2014 às 11h02
Encontro de Folguedos Natalinos será na sexta-feira, 19, a partir das 19h

Encontro de Folguedos Natalinos será na sexta-feira, 19, a partir das 19h

Jacqueline Batista - jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) promove o Encontro de Folguedos Natalinos, na sexta-feira, 19, a partir das 19h, com apresentação gratuita de guerreiro, baiana e fandango.

A baiana será apresentada pelo Grupo de Folguedos e Danças Professor Pedro Teixeira, de Cruz das Almas. Coordenado pela Mestra Maria de Fátima Brasileira, o grupo foi fundado em 1985. Os brincantes que vão se apresentar no Museu são adolescentes entre 12 e 19 anos. O Guerreiro, um folguedo genuinamente alagoano, será encenado pelo Mensageiro Padre Cícero. Fundado em 1988, o grupo liderado pelo Mestre André tem brincantes com idade entre 11 e 65 anos.

O Fandango do Pontal existe há 84 anos e é o único grupo desse folguedo em atividade, atualmente, em Alagoas. Liderado pelo mestre Pancho, os brincantes com idade entre 5 a 85 anos, ensaiam na Colônia de Pescadores do Pontal da Barra.

O Museu também preparou uma decoração natalina diferente. Além da tradicional iluminação, a árvore ganhou uma decoração surpreendente, com luzes dentro de moringas, perfuradas em formato de estrelas. O Museu recebeu um presépio com obras em cerâmica do artista sergipano Wilson, da cidade de Santana do São Francisco. A decoração foi elaboradora pelo servidor José Carlos da Silva e pelo decorador Gil Lopes.