HU inaugura Biblioteca Virtual para pesquisas em diversas áreas do conhecimento

A inauguração será nesta quinta, às 9h, no Centro de Apoio à Pesquisa do Hospital

03/12/2014 12h50 - Atualizado em 03/12/2014 às 15h43
 Professor Fernando Guimarães, gerente de Ensino e Pesquisa do HU

Professor Fernando Guimarães, gerente de Ensino e Pesquisa do HU

Ascom HU 

A superintendência do Hospital Universitário professor Alberto Antunes (HU) inaugura nesta quinta-feira, 4, um espaço no Centro de Apoio à Pesquisa (CAP) onde funcionará a estrutura física da Biblioteca Virtual, ferramenta que garante o acesso aos principais portais virtuais de pesquisa em saúde para docentes, residentes e estudantes dos cursos de graduação com atividades no hospital. A inauguração ocorrerá às 9h, no CAP. 

A Biblioteca Virtual está vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa do HU, ficando sob a responsabilidade do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica. Segundo informa o chefe do setor, professor Marcelo Costa Oliveira, a partir dos portais virtuais, os pesquisadores terão acesso a periódicos nacionais e internacionais, trabalhos acadêmicos, como teses, dissertações etc. 

Somente no portal de periódicos da Capes, o pesquisador terá à disposição textos completos disponíveis em mais de 37 mil publicações periódicas e à diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, entre outros materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento”, informou, acrescentando que a Biblioteca oferece cursos sobre como pesquisar utilizando os portais virtuais, metodologia científica e publicação científica. 

A Biblioteca Virtual disponibiliza cinco computadores e acesso Wi-fi para os pesquisadores do CAP, mas seu acervo pode ser consultado de qualquer parte do HU. “Esse serviço é tão enriquecedor para o conhecimento, que extrapola os limites físicos da sala que estamos inaugurando. É importante socializar essas informações científicas com nossa comunidade no hospital para que elas se transformem em conhecimento pessoal e com significado relevante à formação da cidadania”, enfatizou o gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Fernando Guimarães. 

Os portais virtuais disponíveis na Biblioteca são: Portal de Periódicos da Capes; base de dados da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); Portal Saúde Baseada em Evidência; e Repositório Institucional da Ufal. Este último, segundo explica Marcelo Oliveira, reúne a produção científica e acadêmica gerada na Universidade Federal de Alagoas, visando a preservação e disseminação do conhecimento. “Os pesquisadores terão acesso na íntegra às teses, dissertações, trabalhos de conclusão de cursos e demais produções científicas realizadas no âmbito da Ufal pelo endereço http://www.repositorio.ufal.br", informou.