Enfermagem comemora 40 anos com debate sobre saúde e vulnerabilidade social

Evento reuniu graduação, pós-graduação e pesquisa em torno do tema com variada programação

11/12/2014 10h24 - Atualizado em 11/12/2014 às 17h33
Mesa foi composta por uma estudante, professores e representantes de entidades da área

Mesa foi composta por uma estudante, professores e representantes de entidades da área

Pedro Barros - estudante de Jornalismo 

Começou nesta quarta-feira (10), no auditório do Centro de Saúde (Csau) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, o maior evento integrado de Enfermagem do Estado. Acompanhando a temática do Seminário Nacional de Enfermagem, Saúde e Vulnerabilidade Social, o 16º Seminário de Pesquisa de Enfermagem (Sepenf) e o 2º Encontro Alagoano de Pós-Graduação em Enfermagem, os três eventos seguem até sexta-feira (12), com a comemoração dos 40 anos do curso de Enfermagem da Ufal. 

Segundo a estudante Suzyenney Rodrigues Correia, que coordenou a Comissão de Temas do evento, os assuntos giram em torno da saúde e do atendimento humanizado a pessoas como deficientes mentais, mulheres em situação carcerária, pessoas com câncer, homossexuais, moradores de rua, afrodescendentes e indígenas. O encontro contou com a inscrição de 140 pessoas e 112 trabalhos científicos. Além de duas oficinas, dois mini-cursos e a participação de cerca de 25 palestrantes, a programação inclui 30 apresentações de trabalhos de conclusão de curso (TCCs). 

A organização do evento integrado foi coordenada pela professora Amuzza Aylla. Já os alunos do 8º período são os responsáveis pelas edições anuais do Sepenf. "O evento é uma oportunidade para aprendermos a organizar eventos, toda essa parte de infraestrutura, decisão de temas e avaliação de trabalhos. Além disso, todos os estudantes do 10º período devem apresentar seus TCCs nesse evento", explicou a aluna Isabella Valentim, que participou da mesa de abertura como representante do Centro Acadêmico do curso. 

Solenidade 

A mesa de abertura foi formada pelos professores João Xavier de Araújo Júnior, coordenador da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), Maria Lysete de Assis Bastos, Leila Pacheco Ferreira Cavalcanti, Ingrid Martins Leite Lúcio, Fátima Maria de Melo Brito; a servidora técnica em assuntos educacionais Jaqueline Leite Vaz de Barros; e a estudante Isabella Christina de Oliveira Valentim. A palestra inicial foi ministrada pelas professoras Célia Alves Rozendo e Maria Lysete de Assis Bastos, com o tema Atenção à saúde de grupos em situação de Vulnerabilidade Social.